Convenção Batista Fluminense em São Francisco de Itabapoana


São Francisco de Itabapoana está recebendo, nesta semana, cerca de 600 pastores e três mil fiéis de todo os Estado do Rio de Janeiro que participam da Convenção Batista Fluminense. O evento acontece anualmente em diferentes cidades do Estado e nesta edição de 2013,em São Francisco, coincide com as celebrações pelo centenário da chegada dos batistas ao município.
O evento teve início na última segunda-feira (22/07) e prossegue até sábado (27/07) com cultos, pregações, seminários e shows gospel. A realização é da Associação Batista Leste Fluminense que congrega as 28 igrejas batistas do município, em parceria com a Convenção Batista Fluminense.
Nos dois primeiros dias,o evento foi restrito aos pastores com a Ordem dos Pastores Batistas do Estado do Rio de Janeiro se reunindo, nesta terça-feira (23/07) na Primeira Igreja Batista de São Francisco de Itabapoana, para a eleição de sua diretoria, que acontece a cada dois anos. O congresso prossegue na quarta-feira (24/07), no Ciep-470 Celso Martins Cordeiro, com a participação de fieis do município e vindos de todo o estado do Rio de Janeiro.
Na quinta-feira e na sexta-feira acontecem, na parte da manhã, reuniões deliberativas com grupos separados entre homens, mulheres, jovens e diáconos. Nesse encontro, os participantes irão eleger presidente e vice de seus respectivos grupos para os próximos dois anos de trabalho, além do planejamento anual.
Também na quinta e sexta-feira, à tarde, serão realizados seminários voltados para a área de liderança e trabalhos de recuperação de dependentes químicos. Os cursos serão abertos à população e os participantes receberão kit contendo material didático. No último dia do evento, sábado (27/07), haverá, às 14h30, culto direcionado às mulheres. Às 19h, será realizado o encerramentocom culto e posse dos eleitos.

Igreja Batista em São Francisco – Há 100 anos um grupo de missionários representantes da Igreja Batista chegou a Barra do Itabapoana, na região norte do hoje município de São Francisco de Itabapoana, com a intenção de evangelizar. Eles reuniam–se nas casas para realizar cultos. Três anos depois foi construído um Templo Batista na localidade. O trabalho não parou por aí. Nos anos seguintes,aumentou o número de fiéis batistas e surgiu a necessidade de construir mais igrejas para atuar a favor da evangelização. Hoje São Francisco de Itabapoana possui28 templos Batistas espalhados em toda região, totalizando aproximadamente oito mil fiéis.

Nenhum comentário