Dia estadual da fauna comemorado em São Francisco


Dia estadual da Fauna criado em 1987,  foi lembrado na sexta feira (05/07) em São Francisco de Itabapoana, a  Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma manhã de atividades voltadas para conscientização ambiental.  Estiveram participando  a equipe do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) com exposição de  objetos utilizados na caça e pesca predatória, o projeto TAMAR  apresentou exposição  de exemplares de tartarugas e  armadilhas de pesca,  e a secretaria de agricultura distribuiu mudas de arvores frutífera e não- frutíferas.
 Além da exposição aconteceram  três palestras voltadas para o meio ambiente; representantes do projeto TAMAR falaram sobre o ciclo de vida das tartarugas marinhas e sua importância para o ecossistema; representantes do INEA falaram sobre a diversidade ambiental da reserva de Guaxindiba e o  Grupamento Ambiental do Município destacou a  atuação nos serviços de resgate de animais e no combate a crimes ambientais.

Vânia Coelho administradora da reserva de Guaxindiba destacou a importância do trabalho no INEA no Município, segundo ela as pessoas estão tendo mais consciência da importância da preservação “ hoje nos temos parceiros nas comunidades que nos passam denuncias de coisas que eles acham errado na área ambiental” informou. Ela destacou ainda as inúmeras parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em eventos de conscientização.

O Secretário de Meio Ambiente, Cláudio Heringer destacou a importância do trabalho educativo , informando ainda que está sendo criando o fundo municipal de meio ambiente que irá viabilizar a celebração de convênios, e a implantação a partir do segundo semestre do  conselho municipal de meio ambiente, composto por representantes do poder público e sociedade civil que terão voz ativa para definir as prioridades na área ambiental.

Nenhum comentário