Em São Francisco:Sindicato dos servidores e Executivo discutem pauta de reivindicações

Aconteceu na terça feira (9/07) reunião entre representantes do executivo municipal e comissão de negociação salarial do Sindicato dos Servidores Públicos de São Francisco de Itabapoana, o  encontro foi uma solicitação da categoria  após  paralisação de advertência ocorrida no inicio do  mês de junho. Uma pauta de reivindicação contendo 6 itens foi   apresentado na reunião da terça-feira: Aumento de salários para todas as categorias, adequação  ao piso nacional para os professores, aumento do vale alimentação; criação da caixa previdenciária, criação do vale transporte  e plano de cargos e carreiras.
Segundo o presidente do Sindicato, o professor Cirábio Ramos foi apresentado aos sindicalistas um demonstrativo de contabilidade  de receitas e despesas, com destaque para a queda  de arrecadação do Município nos meses de maio e junho, e de acordo com as previsões orçamentárias da equipe técnica da prefeitura, é inviável  qualquer aumento salarial no ano de 2013.
Ficou decidido a criação de três comissões compostas por representantes do executivo e do sindicato. Uma comissão discutirá o plano de cargos dos servidores; outra para atuar no trabalho de criação da caixa de previdência e a terceira para discutir a adequação salarial dos professores  ao piso nacional, ficando fora do debate a criação do vale transporte.
Cirábio adiantou ainda que ficou agendado  outra reunião para o inicio do mês de setembro  para discutir um possível aumento  do vale-alimentação.
O sindicato estará encaminhando nas próximas horas nomes com representantes da categoria que estarão debatendo nas comissões, para que seja publicado no diário oficial, porém  não ficou decidido no encontro  quando irá começar os trabalhos das comissões, além de não ter sido criado um organograma de trabalho  estipulando prazos para a conclusão das análises feitas pelas comissões, deixando assim  o executivo a vontade para, sem prazos a serem cumpridos, desenvolver o trabalho.  
Cirabio afirmou que mesmo não sendo estipulado prazos, até dezembro deverá ocorrer algumas reuniões de trabalho “ deverá ter uma sequência de reuniões para que possamos acompanhar o desenrolar dos trabalho” afirmou.
Segundo ele, com a ausência do Prefeito Pedrinho Cherene no encontro, os representantes do executivo não quiseram estipular prazos” sem o prefeito na reunião a equipe ficou acanhada e não quis dar prazos, mas estamos confiantes “ destacou Ramos.
Ainda no mês de Julho, o sindicato estará convocando uma Assembléia geral, para discutir os rumos das negociações” a assembléia decidirá qual o rumo devemos tomar, seguiremos o que for decidido na assembléia” finalizou cirábio.  
Representando o sindicato estiveram presentes: Advogado, Rodrigo Terra; Servidores; José Francisco monteiro, Amauri Rodrigues, Cristina lemos, Clésio estevam, Gelciana abran, Robson Linhares e Cirábio ramos

Representantes do executivo: Vice Prefeito, Amaro Barrros; Secretário de Administração, José Antonio  Alexim; procuradoria, Luciano Favoret; Secretária de Educação, Katia Matins; controle interno, Manoel Alves Junior; Chefe de Gabinete, Silvana Sales.  
As entrevistas a seguir foram feitas durante o desenrolar das reivindicações. Ouça para melhor entender todo o processo.


Passeata  no primeiro dia de paralisação
http://carlosjorgepedagogo.blogspot.com.br/2013/06/passeata-marca-o-primeiro-dia-de-greve.html
PATROCINIO:


21 comentários

Anônimo disse...

Adriana Coelho Via Face:Lamentável..... enquanto isso o Executivo ganha tempo!!!!!!

Anônimo disse...

Carlos Jorge o Título está errado, porque o executivo não estava presente como sempre, deveria está em Brasília buscando recursos para o município.
Como já era de esperar eles secretário e prefeito estão pouco ligando para o servidor, e olha que foi promessa de campanha, valorização do servidor. Da para observar na foto , o pouco caso do vice prefeito, bastante atento as reivindicações, para não dizer o contrário. Fico aqui indignada com os seguintes itens:Como conseguem enrolar o sindicato e os servidores, como que a arrecadação está caindo se está aumentando o salário dos cargos comissionados? e outra coisa, porque estão contratando sem necessidade,e tem várias pessoas inclusive esposas de secretários ganhando parada. Sinceramente prefeito que decepção! Agora vem me falar em comissão para plano de carreira, se em seis meses a senhora secretária não conseguiu montar um comissão para avaliar requerimentos de servidores que podem passar de nível do plano de cargos e salários á existente. Acho que estão achando que somos idiotas . Pronto desabafei !!!!!

Anônimo disse...

Admiro o cirábio, tão inteligente e não pegou nenhum papel assinado com os secretarios.
sem data amiguinho, sabe quando a gente vai ver alguma mudança? nunca , sabe porque? O desghoverno que aí está, está mais preocupado em manter o servidor na miséria, pois não gota da gente.
lamentável

Anônimo disse...


espero sinceramente que o prefeito e a camara possa rever o piso salarial do qual nos professores temos direito,nao aguentamos mais ser esplorados.paciencia

Anônimo disse...

Glauco Denes VIA FACE 10 de julho de 2013 13:05
Ou seja, vão enrolar mais uma vez!!! Porra... esse negócio de comissão pra lá, comissão pra cá já está no saco. Ou, faz ou não faz. Chega de enrolação por parte do executivo!!! O sindicato tem se posicionar de uma vez por todas!!!

Anônimo disse...

Adriana Coelho VIA FACE 10 de julho de 2013 13:35
Lamentável..... Enquanto isso o Executivo ganha tempo,
Gostaria de saber da Secretária de Educação, Professora Katia Regina Santos, que esteve recentemente em Brasília, se a SMEC se enquadrou nos critérios do MEC para complementação de salário?????

Anônimo disse...

Adriano Freitas;
Carlos Jorge, parabéns pelo seu trabalho no blog. Imparcial, muito profissional.O seu blog tem sido referência de noticias de São Francisco, fico feliz por estar adotando essa postura.

Anônimo disse...

Verdadeiro embromeixo, será que cirábio acreditou nisso, como disse o amigo(a) acima tão inteligente e ficou tudo de boca, caro presidente palavras se perdem, precisa esta documentado par ter veracidade. Sabe quando vamos ter mudanças no plano de cargos e salários ? nunca. Pq sete meses se passaram de governo e até hj não conseguiram montar uma comissão para avaliar pedido e de cargos e salários já existente. até hj não chegou sequer um lápis na escola onde trabalho. Nunca vi tanta incompetência.

Anônimo disse...

Gostaria de saber pq o sindicato até hoje não divulgou a vitoria dos professores que entraram com um processo coletivo contra prefeitura referente aos três anos de Fundef,hoje Fundeb que nunca foi pago,mas que agora o Juiz decidiu que a prefeitura terá que pagar esse valor.

patrícia gama disse...

nao ha necessidade de trabalhar por oito horas por dia,os apoios poderiam trabalhar seis horas, ja tiveram a ideia de falar isso com o prefeito se tiver boa vontade da´.

Anônimo disse...

coloque na pauta para falar com prefeito sobre reduçao de carga horaria para os apoios escolar para seis horas de 6;30 as 12;30 e11;00 as 17;00 as escolas que tiver ensino noturno de 16;00 as 22;00

Anônimo disse...

coloque na pauta para falar com prefeito sobre reduçao de carga horaria para os apoios escolar para seis horas de 6;30 as 12;30 e11;00 as 17;00 as escolas que tiver ensino noturno de 16;00 as 22;00

Anônimo disse...

Gostaria de saber pq o sindicato até hoje não divulgou a vitoria dos professores que entraram com um processo coletivo contra prefeitura referente aos três anos de Fundef,hoje Fundeb que nunca foi pago,mas que agora o Juiz decidiu que a prefeitura terá que pagar esse valor.

Anônimo disse...

Ouvindo hj uma rádio local,onde o presidente do sindicato falou da reunião com os representantes do executivo, não fiquei surpresa pois já esperava que as negociações não avançariam, haja visto pq o executivo deu 4% de aumento e nem sequer ouviu o sindicato para uma negociação, sabendo da insatisfação do servidor. O que me causou estranheza foi quando o presidente falou que teve avanço em relação alano de cargo e salário, que avançõ presidente? falaram , mas onde esta documentado? qual o prazo previsto? Sinceramente me poupe sr presidente, eles tratam os funcionários como lixo, não estão preocupados com saúde, educação, enfim não estão nem aí.

Anônimo disse...

tem q aver mudanças.. radical são franscico sofre com estes descasos a cidade de são franscisco pede socorro esta cidade tem tudo para ser uma cidade de benção com todas as infrestura de uma cidade grande com asfalto saniamento basico uma boa Rodoviaria um bom Hospital etc SOCORRO são franscisco esta pedindo ajuda em

Anônimo disse...

Ouvindo hj uma rádio local,onde o presidente do sindicato falou da reunião com os representantes do executivo, não fiquei surpresa pois já esperava que as negociações não avançariam, haja visto pq o executivo deu 4% de aumento e nem sequer ouviu o sindicato para uma negociação, sabendo da insatisfação do servidor. O que me causou estranheza foi quando o presidente falou que teve avanço em relação alano de cargo e salário, que avançõ presidente? falaram , mas onde esta documentado? qual o prazo previsto? Sinceramente me poupe sr presidente, eles tratam os funcionários como lixo, não estão preocupados com saúde, educação, enfim não estão nem aí

Anônimo disse...

Sou filiada ao sindicato desde sua fundação e acredito que na assembleia todas as dúvidas vão ser esclarecida.Existem pessoas que gostam de colocar na conta de um as responsabilidades que são de todos. Acredito que a luta são de todos os servidores, mas teve muitos covardes que não participaram da greve e agora querem cobrar apenas do presidente. Acordem servidores e participem, em vez de criticar.

Anônimo disse...

Querida anônima acima também sou filiada do sindicato desde a sua fundação , é até hoje não vi nenhuma melhorias para o servidor,o pouco que conseguimos, foi porque quem estava no pode quis da, portanto não vejo motivo algum para estarmos fazendo parte do sindicato. Participei da manifestação sempre fui fiel ao sindicato e agora depois dessa paralisação estou desistindo. até gosto do presidente, mas acho ele muito devagar para tomar atitudes,e tem um tal de lelei, que só tem goela, fala tanta bobagens, fica arrotando que não é contra a contrato e que nunca pediu para a mulher trabalhar trabalhar na smec, mas qdo a mesma foi mandada embora por motivos políticos ele ficou uma fera. Também esteve lá e nada fez. Aconteceu a reunião com os puxa sacos do prefeito no dia 09 de julho e até agora o sindicato não se posicionou , disse que ia fazer uma assembléia, qdo sr presidente? estão pressionando os funcionários para voltar a trabalhar nas férias como vingança pq participou da greve , e o sr presidente o q diz disso? estou no aguardo.

Anônimo disse...

Prezada colega filiada acima,penso que sua indignação é justa, porque não é contra o sindicato e nem com a minha pessoa, mas é injusto vc afirmar que "até agora o sindicato não conseguiu melhoria para o servidor". Sei que a memória de algumas pessoas são curtas, portanto vou relacionar para relembrar algumas conquistas: 2001 primeiro ano de administração do sindicato:primeiro concurso público, estatuto do servidor que garantiu a licença prêmio,insalubridade, transformação do quinquênio em triênio,os primeiros reajustes salarial de 2004,2005 e 2006,o pagamento do antigo FUNDEF e posteriormente FUNDEB aos professores, o projeto do vale alimentação criado pelo sindicato que hoje é uma realidade, embora tendo um valor muito aquém do ideal, plano de cargo do magistério,risco de vida dos guardas municipais, décimo quarto salário.Será que vc não reconhece isso como melhoria? Existe ainda alguns servidores que preferem atribuir as benfeitorias ao governo e não ao sindicato. Será que teríamos estas conquistas sem o sindicato? O vale transporte ainda não saiu do papel, será porque? Já passou pelo poder quatro prefeito e nada fizeram. Aproveito a oportunidade pra lhe informar que o projeto do auxílio transporte está sendo criado pelo sindicato. Mas o dia que tornará realidade talvez alguém diga que foi o governo que quis dá.Quantos aos "puxa sacos" que vc falou, se estava referindo aos companheiros da comissão, devo dizer que somos todos independentes, por isso somos sindicalistas que botamos a "cara" na reta e penso que não merecemos ser tratados com esses adjetivos pejorativos. Quanto ao resultado da reunião com o executivo trataremos deste na Assembleia do sábado, espero que vc esteja presente e se identifique, porque uma atitude louvável de quem é sindicalizada é ter coragem de dizer o que pensa junto aos companheiros de luta na reunião de sindicato e não desabafar anonimamente em comentário de blog. Penso que as críticas são bem vidas, desde que construtivas. Vc diz que é uma filiada e acredito, mas vc foi infeliz dizendo que as melhorias foram pela vontade de quem estava no poder. Quanto a vingança da paralisação vamos nos pronunciar oficialmente na Assembleia. Gostaria de terminar dizendo que procuro dar o melhor de mim defendendo a categoria dos servidores e até me prejudicado de benefícios que me foi cortado por ser sindicalista, mas nem por isso me posiciono "devagar" como fui taxado. Penso que não mereço isso de uma companheira de luta e nem o colega Lelei. Vamos sentar e traçar estratégias juntos para conquistar o que queremos e merecemos e não ficarmos nos criticando desta forma. Seja prudente, solidária e companheira. Ass. Cirábio Ramos Presidente.

Anônimo disse...

Parabéns carlos jorge, por vc promover debates sérios no seu blog. Trabalho feito com muito profissionalismo.

Anônimo disse...

Caro cirábio não de resposta a quem não merece, e nem faça elogios . Se realmente quiser saber mais sobre o sindicato seja mais parcipativo. Pois tem servidor que vive criticando o sindicato não participou da paralisação e agora fica falando bobagens.