Paralisação de Petroleiros na Bacia de Campos

Cerca de quatro mil trabalhadores da Petrobras cruzaram os braços na manhã desta quinta-feira (25/07), numa manifestação que atinge 39 das 46 plataformas da Bacia de Campos, reivindicando o cumprimento de uma liminar conquistada no TST que garantiria o pagamento do reflexo das horas extras no repouso.
O coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), José Maria Rangel, disse  que a indicação era de que os trabalhadores entregassem a produção à gerencia da plataforma a partir da 00h e apenas trabalhos que impactassem na saúde, segurança e habitabilidade das 24 horas da paralisação fossem realizados. Desta forma, os trabalhos devem ser feitos pelas equipes de contingência, formada por gerentes da Petrobrás. O movimento deve se encerrar às 23h59 desta noite.
Ainda de acordo com José Maria, não haverá negociações com a empresa durante a paralisação. Na manhã desta sexta-feira (26/07), uma reunião com a direção do Sindicato, em Macaé, deverá decidir o rumo das paralisações de reivindicação.
Não haverá manifestações, mas representantes do Sindipetro se basearam no Heliporto do Farol e no aeroporto Bartolomeu Lizandro para recepcionar os petroleiros que desembarcam e reforçar o movimento com aqueles que eventualmente se dirigirem ao embarque.
A MOTIVAÇÃO
A paralisação foi definida depois que os trabalhadores das 39 participaram das assembleias convocadas pelo Sindipetro-NF, no último domingo (21/07). Desse total, 33 plataformas aprovaram a realização de uma greve de 24 horas.
De acordo com nota enviada pelo Sindipetro, a ação foi motivada pela decisão da empresa de suspender o pagamento do reflexo das horas extras no repouso, que vinha fazendo há mais de um ano. A decisão atinge mais de 4.500 empregados da Petrobrás. O Sindipetro-NF teria ganhado uma ação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em última instância, determinando a realização do pagamento, mas a Companhia teria alegado que haveria uma liminar permitindo o contrário.
Na última segunda-feira (22/07), o Sindipetro-NF protocolou um ofício ao Diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, José Miranda Formigli Filho, comunicando a decisão da categoria de realizar essa greve de advertência.
“A categoria petroleira não irá mais aceitar a atitudes da Petrobrás de lesar os trabalhadores não pagando o reflexo das horas extras no repouso remunerado com o mesmo valor de um dia de trabalhado, como determina a lei e a ação ganha pelo sindicato e transitada em julgado” , afirmou José Maria.

Fonte Urural

Nenhum comentário