SFI: Defeso do Camarão/ Peixarias são fiscalizadas e recebem folheto explicativo

A Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, no último dia 28 de março, realizou uma ação de fiscalização de rotina, juntamente com policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental. O foco da ação foi o combate à pesca do camarão no período de defeso que teve início no dia 1º de março e segue até o dia 31 de maio.


            A finalidade do defeso é proteger o período de reprodução e crescimento da espécie, de modo a evitar a sua extinção.  Os agentes fiscalizaram peixarias e distribuíram folhetos explicativos sobre crimes ambientais.  
            Para o secretário Municipal de Meio Ambiente Cláudio Heringer que acompanhou as ações “a lei federal 9.605/98, artigo 34, é clara ao proibir a pesca nos períodos de defeso”. Ainda de açodo com ele outras ações conjuntas irão acontecer visando à proteção da espécie.  “Quem for flagrado desrespeitando o período de defeso será processado por crime ambiental e estará sujeito à multa, além da apreensão dos equipamentos de pesca” – finalizou Cláudio.
As denúncias de crimes ambientais podem ser feitas diretamente na sede da SEMASFI (Secretaria de Meio Ambiente) pelo telefone 153 (Grupamento Ambiental), via e-mail ambiente.pmsfi@yahoo.com.br  ou ainda pelo telefone da UPAm/PMERJ:  (22) 2561 3228.

Nenhum comentário