Festival do Maracujá acontece neste fim de semana em São Francisco de Itabapoana

Com uma modesta programação de shows, e a ausência de competições esportivas e o tradicional concurso para escolher a Rainha do Festival, a Prefeitura divulgou a programação oficial do 28º Festival do Maracujá, que   acontece de 17 a 20 de julho na Localidade de Travessão de Barra,  3º Distrito de São Francisco de Itabapoana. O evento é uma iniciativa da Associação de Moradores de Travessão (Amoratra), e  recebe sempre o apoio da Prefeitura.
Além dos shows, o evento contará com uma palestra do pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Dr. Fábio Gelape Faleiro, especialista na cultura do maracujá. O palestrante apresentará sua pesquisa “Cultura do Maracujá – soluções em sistemas de produção e novos cultivares para a retomada da produção de maracujá no estado do Rio de Janeiro”,  o evento acontecerá na sexta- feira(18), a partir das 14 horas.
São Francisco de Itabapoana, já foi o maior produtor de Maracujá do Brasil, tendo o ápice de produção na década de 1990, porém o uso indiscriminado de defensivos agrícolas eliminou alguns insetos essenciais no combate às pragas do Maracujá. Com a ausência dos insetos “bons” para a cultura, acabou predominando as pragas, o que se tornou economicamente inviável a produção na região, pois as lavouras tiveram a “sua vida útil” reduzida. Várias pesquisas estão sendo realizadas por diversas instituições, na tentativa de desenvolver novas variedades da fruta.  

Nenhum comentário