Grupo da 3ª Idade em Bom Jesus do Norte se destacam na prática de atividades

A terceira Idade é um dos destaques do município de Bom Jesus do Norte (ES).  Atualmente a cidade conta com dois grupos que totalizam aproximadamente 70 participantes que praticam diversas atividades de ginástica, alongamento, caminhadas, palestras, reuniões entre outros.  Segundo Marilane  Martins, Secretária Municipal  de Assistência Social, o objetivo é promover ações de maneira que o cidadão  possa ter um  envelhecimento saudável e alegre “ nós contamos atualmente  com 2 psicólogas, 2 assistentes social além de professor de Educação Física, e convidamos a todos que tenham mais de 60 anos para participarem em um de nossos grupos” disse a Secretária.  Ela adiantou ainda que, além das atividades diárias, a secretaria pretende promover passeios em cidades da região, como mais uma opção de entretenimento para os participantes.
Apesar da atuação da prefeitura junto a esses grupos, os mesmos  possuem  “vida própria” e autonomia para promoção de ações, como é o caso do GRUMEI (Grupo da Melhor Idade), que tem a base de atividades no Ginásio do Esporte Clube Progresso, no centro da cidade, com atividades ás terças, quintas e sexta- feiras,   e conta   com aproximadamente 25 participantes.  O Sr. Sebastião Benedito de Souza, 76 anos, participa do grupo junto com a esposa dona Nicinha, desde 2012, e fala da mudança de vida que o grupo tem promovido “eu e a Nicinha estamos muito felizes, estamos mais jovens, com mais ânimo e muita vontade de viver. Esse grupo é tudo, pois é nele que brincamos, conversamos, trocamos experiências” disse empolgado seu Sebastião. O grupo, por iniciativa própria, promove na ultima sexta- feira de cada mês, um café da manhã onde cada participante contribui com alguma coisa “no café a gente bota a conversa em dia, é muito bom, e aproveito para convidar a todos a participar com a gente” finaliza Sebastião.
No outro grupo, que conta com aproximadamente 40 participantes, as reuniões acontecem às segundas, quartas e sextas- feiras na unidade do Centro de Referência de Assistência Social(CRAS) que fica localizado no Bairro Vista Alegre, onde também possui toda a Infraestrutura de acompanhamento por  profissionais, aparelhos e instalações adequadas para as atividades. Às reuniões de ambos os grupos acontecem sempre pela manhã.

Segundo Rogério da Cunha Voser, Doutor da Escola de Educação Física da   Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS),  mais de 2 milhões de mortes são atribuídas a falta de atividade física,  a cada ano no mundo inteiro. Ele destaca  ainda que;  há cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento.  Acrescentando que a pratica regular de uma atividade física melhora a coordenação motora, o equilíbrio, o ganho de flexibilidade, a velocidade ao andar, diminui o risco de doenças cardiovasculares, promove maior sensação de bem estar entre outros.

Um comentário

Anônimo disse...

Fala do centro de convivencia daqui ta muito bom la