CONSELHO DE SEGURANÇA ESTEVE EM PRAÇA JOÃO PESSOA

Seguindo o trabalho de reuniões itinerantes, o Conselho
Comunitário de Segurança de São Francisco de Itabapoana,  realizou reunião nesta quarta-feira(13/08) na sede da AMPRAJOPE- Associação de Moradores de Praça João pessoa, 4º distrito.  Além da diretoria do conselho e diretoria da Associação;  estiveram presentes a Dª Ivana Morgado, Delegada de Policia, titular da 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapaoana; representação da 3ª Cia de Polícia Militar; representação da Unidade de Policiamento Ambiental- UPAM; representação do Conselho Tutelar; Cláudio Heringer, Secretário Municipal de Meio Ambiente; Kátia Regina, Secretária de Educação  e o Vice-prefeito Amaro Barros. A reunião contou com um público superior a 100 pessoas, entre elas representantes de Associações de Moradores.
Entre os assuntos abordados, a Delegada de policia falou sobre o sucesso na prisão do réu confesso de duplo assassinato, o Adrianinho, preso pela Polícia Militar.  Dª Ivana destacou a importância da participação popular nas denúncias de crimes e ressaltou que o sigilo é garantido “é preciso a participação da comunidade nas denuncias, colabore denunciando” disse a Delegada.
Outro assunto relevante abordado, foi a denuncia de uso de drogas em uma Praça em construção na comunidade, a obra estaria paralisada a mais de 60 dias e servindo de ponto de uso e venda de drogas;  caso levado ao conhecimento das autoridades de polícia e também ao vice- prefeito que prometeu tomar providências quanto ao reinicio das obras.
Os famosos “pegas ou rachas” envolvendo motociclistas foi outro tema em questão, porém a Polícia Militar  alega que não tem efetivo para fiscalizar. Romário Bernardo,  presidente do Conselho de Segurança lamentou e disse que esses pegas tem dia, hora e local para acontecer e mesmo com efetivo reduzido é possível fazer um trabalho de repressão. Romário lamentou também a ausência de representantes da BPRV, entidade importante no contexto da segurança que, segundo ele, não participa das reuniões e muito menos justifica a ausência. O próximo encontro será no mês de setembro, no centro da cidade, em local ainda a ser definido.
O Conselho Comunitário tem acesso direto com a Secretaria de Segurança do Estado e com todas as autoridades de policia da região. Durante as reuniões o conselho recebe denuncias e reclamações de moradores, em seguida essas informações são repassadas para os setores de inteligência das policias Civil e Militar, onde são traçadas estratégias para o combate a violência.

 Um Email foi disponibilizado para denuncias: conselhodesegurancasfi@gmail.com

Nenhum comentário