Dia nacional do Campo Limpo é comemorado na região

João das Posses junto de produtores de São Francisco
Uso de Agrotóxicos e descarte irregular de embalagens  foi tema de palestras na    UFRRJ- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(Capus/ Campos dos Goytacazes). O evento que aconteceu na ultima sexta-feira (15/08),  comemorou 10 anos de debates em torno do uso de agrotóxico nas lavouras brasileiras e descarte correto de embalagens. As palestras ministradas por pesquisadores da própria universidade foram focadas no descarte irregular de embalagens de agrotóxicos, no uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras e na importância da proteção da Mata Ciliar para manutenção das nascentes. Atualmente todas as embalagens de agrotóxicos utilizadas no Estado do Rio, são levadas para a única 'Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas do Estado, Localizada no distrito  de Ribeiro do Amaro no Município de Campos dos Goytacazes; sendo o grande desafio para os Municípios, a realização da logística reversa dessas embalagens.
Chistino Áureo, Pedro Nilson e Nelson Nain
O Município de São João da Barra saiu na frente e já implantou sistema de coleta de embalagens, a afirmação e do Drº Pedro Nilson, Secretário Municipal de Agricultura que falou a nossa equipe de reportagem sobre o assunto. Segundo ele, foram distribuídos mini- containers em pontos estratégicos da zona rural, onde são depositadas as embalagens. Uma vez por semana, um caminhão da Secretaria recolhe as embalagens que são levadas para a central de recebimento na Localidade de Ribeiro do Amaro, dando assim um destino final correto as embalagens “ estamos  a 4 meses com o programa de coleta e já alcançamos mais de 80 % do recolhimento” comemora o Secretário. Com cerca de 150 famílias vivendo da agricultura familiar, São João da Barra se destaca pela grande produção de abacaxi, maxixe, quiabo e  Olerícolas  de modo geral, que são vendidas em 6 feiras do produtor que acontecem em Campos e no próprio Município.
Produtores de São João da Barra
O Município de São Francisco de Itabapoana, maior produtor de abacaxi do estado- cultura com uso de agrotóxico em grande escala- não mandou representante da Secretaria ao evento. Conversamos com João das Posses, Diretor do Escritório da  Emater em  Praça João Pessoa que esteve presente ao encontro juntamente com 3 produtores rurais. Segundo João, São Francisco não possui um trabalho de coleta de embalagens “ existe uma proposta da Secretaria Municipal de Agricultura para colocar em prática a coleta, porém até o momento isso ainda não aconteceu” informou João. Sobre o descarte correto “tão importante quando usar com atenção os defensivos na Lavoura é saber descartar as embalagens, pois uma embalagem jogada no lixo de qualquer maneira pode causar um estrago irreversível” finalizou João.
Produtores no auditório
O evento contou  com a presença de pesquisadores da Universidade, Técnicos da Emater, Secretários Municipais de Agricultura da Região Norte, Produtores Rurais além de Alunos da Universidade. Presentes também ao evento Christino Áureo, Deputado estadual e ex- Secretário Estadual de Agricultura; Ronaldo Soares, Coordenador de Programas de Fomento da Secretaria Estadual de Agricultura; Nelson Nain, Diretor da FENORTE- Fundação Estadual do Norte Fluminense- e Eduardo Crespo, Secretário Municipal de Agricultura da Cidade de Campos e Presidente da Asflucan.

O Blog deixa o espaço para a Secretaria de Agricultura de São Francisco, caso tenha interesse em falar sobre o assunto.  

Um comentário

Anônimo disse...

Denize Silva via face
Parabéns Prefeito Neco Sjb!Lei é criada para ser respeitada!! Em São Francisco de Itabapoana,o PODER PÚBLICO está na promessa,mas posso informar que a LOJA APOIO AGRÍCOLA já está atendendo aos seus clientes e produtores recolhendo as embalagens desde que o produtor comprove com a nota fiscal da compra,recolhendo as embalagens dos produtos agrotóxicos pra dar destinação certa,respeitando as exigências Legais.