Em parceria com o Senar, Bom Jesus do Norte capacita Professores.

   No Município de Bom Jesus do Norte (ES),  Professores da rede pública estão otimistas com mais uma proposta pedagógica de estimulo ao desenvolvimento sustentável. Cerca de 150 educadores estão participando do Programa Agrinho, iniciativa do Senar/ES- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-. A qualificação aconteceu na terça- feira(12/08) no polo  da UAB- Universidade Aberta do Brasil- no centro da cidade.
Os professores participaram de dinâmicas, assistiram vídeos de Paulo Freire, Rubens Alves entre outros pesquisadores; conheceram as cartilhas que irão trabalhar  e tiraram dúvidas sobre o programa. Com uma palestra interativa e bem didática, a Professora e Coordenadora Meire Viana explicou como funciona o programa “serão distribuídas cartilhas para os alunos e livros para o professor. A proposta é que sejam trabalhados, em forma de projeto, temas transversais diversos de acordo com a necessidade de cada escola tais como; educação ambiental, violência doméstica, segurança no transito, reciclagem entre outros, vale muito da necessidade de cada turma, detectada pelo Professor” afirmou a coordenadora.  
Poderão ser trabalhados projetos de desenhos, redação,  poesias relatos entre outros. Meire,  disse ainda que no mês de dezembro o programa vai premiar vários trabalhos selecionados em várias categorias entre os Municípios participantes, com premiação para alunos e professores. Entre os prêmios televisores, tablets, notebooks, bicicletas e uma moto para o Professor 1º colocado.
O secretário Municipal de Educação, Edmilson Carvalho esteve presente na abertura do evento e fez um breve balanço das principais conquistas da Secretaria, falou da infraestrutura de modo geral e destacou a importância da qualificação dos profissionais da educação “a dinâmica tecnológica e a globalização faz com que tudo aconteça muito rápido e o educador tem que estar preparado, acompanhando essa evolução e ajudando o aluno a pensar, a se questionar e buscar respostas estruturadas;  por isso investimos tanto em cursos para o nosso pessoal ” finalizou o Secretário.

  O Agrinho destina-se a desenvolver ações educativas nas escolas; trabalhando com alunos de 4 a 16 anos na Educação Infantil, Educação Especial e Ensino fundamental (1º ao 9º ano), e visa proporcionar mudanças de hábitos e de atitudes, formando cidadãos empenhados na defesa da sociedade, promovendo maior integração escola/ professor/aluno/ comunidade. O programa já é executado no Estado à 10 anos, e em 2013 atuou em 52 Municípios, qualificando 5.200 Professores e mais de 100 mil alunos.

Nenhum comentário