Estado investe na preservação do Meio Ambiente em São Francisco de Itabapoana

São Francisco de Itabapoana está desenvolvendo um amplo projeto de proteção de nascentes, reflorestamento e criação de mata ciliar entre outras propostas  economicamente viável e ecologicamente corretos. O Trabalho faz parte do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas desenvolvido pela Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca, é financiado com recursos Internacionais, sendo a EMATER o órgão responsável pelo gerenciamento local do projeto. São Francisco de Itabapoana, sendo o 3º maior Município em extensão territorial e uma topografia plana e altamente produtiva torna-se um potencial parceiro do projeto.
Segundo João das Posses, Chefe do escritório local da EMATER, o Município conta atualmente  com 11 Microbacias mapeadas, sendo que já existe projetos em andamento em 5 delas, atendendo aproximadamente 600 produtores - Temos feito trabalho de recuperação de nascentes, implantação de mata ciliar;  projetos que são maravilhosos onde estamos conseguindo  avançar com culturas lucrativas e parceiras do meio ambiente, pois a preservação da natureza é o nosso principal foco nesse programa- disse João. Ele adiantou ainda que cada produtor recebe um valor de até R$ 7500 reais para a implementação do projeto na propriedade. Depois de contemplado, o técnico vai até a propriedade elabora um pré- projeto que é avaliado em seguida, caso seja aprovado o recurso é liberado, tudo sob o acompanhamento da equipe da Emater e do comitê gestor local.

Nesta quinta-feira (11/09) estará acontecendo uma reunião com os proprietários da Microbacia do Rio Guaxindiba-  compreendido entre a Localidade de  Praça Imaculada, passando pela Localidade de Ponto de Cacimbas e terminando na Boca da Barra, na Localidade de Sossego-. O encontro acontecerá no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição na Localidade de Praça Imaculada, a parir das 19:00hs. – estaremos sorteando novos proprietários, porém é preciso que os mesmos estejam presentes para adesão imediata,pois na ausência do proprietário, nós realizamos um novo sorteio- finalizou João. 

2 comentários

Anônimo disse...

Enquanto isso, o desmatamento de área de restinga entre a lagoa da barra velha e o Paraiba em Gargau corre solto!
Da pra ver até pelo Satélite. ..
VE LÁ:
http://goo.gl/maps/EgwXg

VIVA VIDA disse...

Aff. Daqui a pouco nao vai sobrar um ninho de pássaro.
Da dó