Saúde de Bom Jesus do Norte promove palestras para gestantes

Futuras mamães do Município de Bom Jesus do Norte (ES) recebem informações importantes sobre diversos procedimentos  durante a gestação, através de  trabalho  feito pelo Programa Saúde da Mulher desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde.  Com uma equipe composta por Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Assistentes sociais, Nutricionistas e Fisioterapeutas futuras mamães são assistidas durante o período de gestação alcançando todo o pré- natal.
  Práticas alimentares, exercícios físicos, comportamento sexual entre outros são temas abordados através de palestras mensais desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar da Secretaria. Na primeira semana de setembro as palestras foram realizadas pela  Lidiane Radaelli, nutricionista que falou às mamães sobre a importância da alimentação na gestação - A natureza modifica o corpo e a mente para transformar a mulher em mãe, e a alimentação é fator importante dessa transformação, por isso falamos sobre a  quantidade e qualidade dos alimentos; os desconfortos que vão surgindo durante a gravidez e  quais os procedimentos alimentares mais adequados em casos de enjoo, desanimo, azias entre outros sintomas típicos da gravidez– disse Rafaelli.

Com um trabalho de base feito pelos PSFs- Programa Saúde da Família- as futuras mamães são identificadas e direcionadas para a equipe do Programa Saúde da mulher que tem a Verônica Couto como Coordenadora no Município. Verônica falou da importância dos agentes de saúde no processo -Os agentes comunitários tem papel decisivo, pois são  eles  que identificam a gestante, encaminham  para a nossa equipe e assim incorporamos o nosso trabalho em conjunto que segue até o nascimento do bebê- informou.

Nenhum comentário