Brasil tem 6 milhões de pessoas que vivem em absoluta pobreza

O Brasil tem 6,083 milhões de pessoas que vivem em situação de pobreza, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) 2014. Esse número, que equivale a 3,1% da população do país, abrange indivíduos que, além de não terem renda, vivem sem acesso a educação ou saúde ou condições de vida consideradas decentes, com água, luz e saneamento, por exemplo.
Para as Nações Unidas, a pobreza deve ser medida não apenas de acordo com a renda, mas com as privações que os indivíduos enfrentam para ter qualidade de vida.
Por isso, o relatório traz desde 2010 o chamado Índice de Pobreza Multidimensional (IPM). Por ele, é classificado como pobre qualquer indivíduo privado de pelo menos três de um total de 10 indicadores considerados importantes para se ter qualidade de vida: nutrição, baixa mortalidade infantil, anos de escolaridade, crianças matriculadas em escolas, energia para cozinhar, saneamento, água, eletricidade, moradia digna e renda. E quanto maior o número de indicadores, mais grave é a situação.
Por esses critérios, 1,5 bilhão de pessoas em 99 países vivem em situação de pobreza hoje. O número é ainda maior do que o grupo de 1,2 bilhão de pessoas que vivem com US$ 1,25 ou menos por dia, que é a linha internacional de pobreza. De acordo com o relatório, Níger é o país com maior proporção de pessoas em pobreza multidimensional, com 89% da população nessas condições.
No caso brasileiro, quando se considera a proporção de pessoas em situação de pobreza grave (com privação em pelo menos 5 dos 10 indicadores), 0,5% da população, ou quase 1 milhão de indivíduos são afetados. No entanto, mais de 14 milhões de pessoas (7,4% do total) se encontram numa situação vulnerável, ou seja, sofrem até três privações.
Reportagem; Antonio Carlos Lacerda

4 comentários

Anônimo disse...

Carlos Jorge, é inegável que os programas sociais do PT beneficiaram milhões de famílias brasileiras. Comenta-se que mais de 30 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza ou de abaixo desta. Sugiro que faça um paralelo do número dos brasileiros que viviam nesta situação no governo do FHC (PSDB) e o de LULA e DILMA (PT). Certamente será uma matéria apimentada para o seu Blog e a oportunidade é agora. Os seguidores dos presidenciáveis ficarão incomodados. Achei a matéria interessante para a ocasião. Só assim será mais uma reflexão para os eleitores brasileiros decidirem em quem votar. Ah, sugiro também que troque a cor do LINK comentário por uma mais quente. Seu admirador. Depois te digo quem sou.

Anônimo disse...

Cadê o comentário que fiz sobre a matéria Blogueiro? Será que a matéria sobre a fome foi tendenciosa? Vamos lá, mostre que vc é imparcial???

Anônimo disse...


QUER QUE CONTINUE ASSIM,VOTE xxxx DO LULA,AS FRONTEIRAS DO NOSSO PAÌS,ESTÃO TODAS ABANDONADAS,AS POLÍCIAS DESACREDITADAS,A PETROBRAS ,BANCO BRASIL E CX ECONÔMICA TUDO INDO A FALÊNCIA,NEM CHUVA TEM MAIS NESSE BRASIL...VOTE NA DILMA,VAI PIORAR MAIS AINDA..

Anônimo disse...

Assistam no Youtube: Policial civil de Minas Gerais sobre Aécio Neves.