Mar avança no Pontal de Atafona

O Pontal de Atafona, ponto turístico de São João da Barra na foz do rio Paraíba do Sul, é marcado pelo avanço do mar e sofre mais uma vez com este fenômeno. Desde a última segunda-feira (20) as águas do oceano já atingem pontos mais distantes, com a maré alta, e nesta quarta-feira (22) chegaram há alguns pontos comerciais e residências da localidade da Baixada, composta majoritariamente por famílias que perderam suas casas devido ao avanço na orla desde a década de 1950 em Atafona e nas ilhas da Convivência e Pessanha.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de São João da Barra, Adriano Assis, no momento não há nenhum tipo de risco à população daquela área. “Esse pequeno avanço aconteceu devido à mudança climática na região e estamos passando por uma maré de lua, o que também influencia”, explicou o coordenador, que afirmou ainda que a equipe está monitorando a região em tempo integral.
A Defesa Civil informou ainda que não há risco de ressaca para os próximos dias e que a maré volta ao nível normal nesta sexta-feira (24). O monitoramento na localidade segue até a noite desta quinta (23). O mar avança em Atafona no espaço onde até pouco tempo tinha força as águas do rio Paraíba. “O rio perdendo força, com essa questão do assoreamento, é natural que o mar avance”, afirmou Adriano.
No Açu — A Defesa Civil monitora também o avanço do mar na praia do Açu, 5º distrito do município sanjoanense. O coordenador da Defesa Civil afirmou que na localidade a situação está sob controle. “O mar já recuou e, dessa vez subiu pouco. Não foi tanto como da outra vez que atingiu a avenida principal”, afirmou Adriano.

Com informações da Folha da Manhã. 

 Fotos: Leitor/Robson Pereira

Nenhum comentário