Bom Jesus do norte promoveu o dia D contra o câncer de próstata


 A Secretaria municipal de Saúde de Bom Jesus do Norte promoveu na ultima quarta-feira (19), o dia D de combate ao câncer de próstata. A ação, nacionalmente conhecida como novembro azul, visa o desenvolvimento de trabalhos de prevenção  do câncer de próstata e outras doenças sexualmente transmissíveis.  A programação contou com a participação de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais entre outros profissionais que realizaram cerca de 200 atendimentos em homens com idades a partir de 40 anos. Além do teste do Antígeno Prostático Específico (PSA) que detecta possíveis variações na próstata, os pacientes realizaram ainda testes de Hepatite B e C, Sífilis, HIV, Aferição de Pressão Arterial e Teste Glicêmico.

Segundo a Secretária municipal de Saúde, Mayra Braga, os pacientes que tiveram seus exames no qual foi detectado alguma anormalidade, são  encaminhados  imediatamente para um especialista para a realização de exames mais aprimorados  e tratamento com acompanhamento permanente. “O nosso principal objetivo é trabalhar a prevenção, pois ao detectar alguma anormalidade inicial, fica fácil o tratamento “ disse Mayra. Ela informou ainda que os pacientes que não tiveram oportunidade de participar do dia D, poderão procurar uma unidade de saúde mais próximo de sua casa para realização dos exames.
A cerimônia de abertura contou com a participação da Banda Marcial da Escola municipal Coronel Antonio Honório que desenvolve o projeto com alunos, através do programa “MAIS Educação”; estiveram presentes ainda Secretários, Vereadores entre outras autoridades. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a ultima estimativa mundial, feita em 2012,  apontou o câncer de próstata como sendo o segundo tipo mais freqüente em homens, com cerca de 1,1 milhão de casos.  O único fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento do câncer de próstata é a idade. Aproximadamente 62% dos casos diagnosticados no mundo ocorrem em homens com 65 anos ou mais. Com o aumento da expectativa de vida mundial, é esperado que o número de casos novos de câncer de próstata aumente cerca de 60% até o ano de 2015. Acesse AQUI mais fotos.



O vídeo é de alunos da Escola Municipal Coronel Antonio Honório,em Bom Jesus do Norte,  que estão participando da Banda Marcial. Proposta do projeto Mais Educação. Com apenas 2 meses de ensaios, os meninos e meninas se apresentaram pela primeira vez em público.Um momento especial que vale todo o nosso incentivo. Parabéns!!!

Nenhum comentário