Combate a Dengue levado a sério em Bom Jesus do Norte


Blitz consciente com auxilio da Policia Militar 
Com o período das chuvas, as campanhas de conscientização sobre a Dengue começam a ser intensificadas pela Secretaria municipal de Saúde de Bom Jesus do Norte que promoveu na ultima semana de novembro ações junto à comunidade, objetivado a adesão do maior número de pessoas dispostas a colaborar com a eliminação dos focos de proliferação do  Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. O trabalho aconteceu durante toda a semana e teve o seu ponto máximo de adesão na quinta-feira (27/11) quando ocorreu o “dia D contra a dengue”, com mobilização de várias secretarias e entidades, que participaram de diversas ações durante todo o dia.
 A polícia Militar participou com a “blitz consciente”, colaborando na abordagem de motoristas, por agentes da saúde,  que transitavam próximos a Praça Astoupho Lobo, no centro. O Corpo de Bombeiros, unidade de Itaperuna juntamente com a Defesa Civil municipal proferiu palestras sobre primeiros socorros e procedimentos a serem tomados em caso de acidente de modo geral, além de demonstração de equipamentos usados pelos agentes, tendo como publico alunos da rede municipal de educação que participaram ativamente das ações. Foi montada tendas com exposição de garrafas, latinhas, sacos plásticos e outros objetos  potenciais focos do mosquito, além de grande quantidade de material informativo que foram distribuídos pelas equipes das vigilâncias epidemiológica e ambiental.
A descontração ficou por conta da Banda de Fanfarra do Colégio Coronel Antonio Honório que animou os participantes durante boa parte do evento; e um colaborador vestido com fantasia que faz lembrar o mosquito da dengue interagiu com a criançada e descontraiu os motoristas que participaram da blitz. A mobilização contou ainda com a participação de alunos estagiários do curso de enfermagem do Instituto Politécnico de Ensino- IPE.

Segundo dados da secretaria estadual de saúde, o município de Bom Jesus do Norte, no ano de 2013 registrou 411 notificações, sendo o período entre os meses de fevereiro à maio, responsável por grande parte dos casos, com 318 notificações. Em 2014, a redução foi acentuada com apenas 26 casos notificados. 

Um comentário

Anônimo disse...

Claudia De Souza Marinato via face
parabens vigilancia