Agricultura terá plano emergencial para enfrentar efeitos da seca nas áreas rurais




O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo anunciaram, nesta sexta-feira (9), a implantação de plano emergencial para enfrentamento dos efeitos da seca nas Regiões Norte, Noroeste e parte da Serrana do estado, no próximo dia 26.
Dados da secretaria apontam que aproximadamente 13 mil produtores rurais estão sendo afetados pela estiagem. A produção de hortaliças teve uma queda de 5% e a de leite sofreu perdas de 20% devido à falta d’água para os pequenos produtores. A produção de cana de açúcar também registrou queda de 15% no último trimestre, e houve a perda de pelo menos duas mil cabeças de gado com a seca.
O plano de contingência contará com recursos do Banco Mundial através do Programa Rio Rural, na ordem R$ 30 milhões. O investimento será aplicado  em sistemas de nutrição para os rebanhos que sofrem com a falta de pasto e na perfuração de poços artesianos para uso coletivo.
- Serão reservatórios de água para matar a sede do gado e também irrigar lavouras. Somente o trabalho de perfuração dos poços vai utilizar R$ 12 milhões - explicou Christino Áureo.
Para execução do plano, foi nomeada força-tarefa formada por técnicos das empresas vinculadas à secretaria de Agricultura - Emater-Rio e Pesagro-Rio - e da Defesa Agropecuária.
As ações emergenciais serão executadas durante todo o ano de 2015. Para receber os benefícios os proprietários deverão adotar as práticas indicadas pelo programa Rio Rural, que promove a agricultura sustentável em 350 microbacias do estado.

Um comentário

José Gomes disse...

Se o tema "seca"já é assustador, imaginem seca em pleno verão, com ventos fortes e temperaturas acima dos 30º.
Por vários lugares em que tenho passado, onde não há o auxilio de irrigação, pouco se vê do verde tao desejado à vida.
Nosso município pode se preparar para uma grande baixa nas produções agrícolas, o que não é nada bom pois vivemos basicamente da agricultura. Espero que esse programa seja emergencial, pois o tempo urge!