Bom Jesus do Norte enfrenta crise com pacotes de ajustes


Prefeito Ubaldo Martins
A prefeitura de Bom Jesus do Norte(ES) publicou nesta segunda-feira(26) decretos que objetivam reduzir despesas publicas no município. Entre as medidas está o realinhamento de  4 secretarias, mudança na titularidade da Secretaria de saúde além de  redução de salários dos demais secretários e a demissão de 70 servidores comissionados.

Os ajustes nas despesas públicas consideram o cenário econômico nacional, com incertezas na arrecadação de vários impostos e a necessidade de cumprir a Lei de Responsabilidade  Fiscal. A iniciativa planeja evitar que grande parte do orçamento fique comprometido, impedindo uma possível crise financeira no futuro.



 A chefia de  Gabinete  ficará acumulada com a  Secretaria de Educação; Obras  ficará acumulada com a Agricultura; Esporte  passa a ficar associada a Administração;  Meio Ambiente e Defesa Civil passarão a atuar juntas. Além dessas mudanças, a Secretaria de Saúde contará  com  novo Secretário.

Para o Prefeito Ubaldo Martins, com essas medidas ele pretende reduzir em aproximadamente 20% os gastos com pessoal “Com a queda na receita, o índice da folha ultrapassa o limite determinado pela constituição. É uma medida que nenhum prefeito gostaria de tomar, mas o gestor tem que, muitas vezes cortar na própria carne para evitar que serviços essenciais á  população sejam prejudicados” declarou o Prefeito. Ele informou ainda que essas medidas são temporárias “ Em abril faremos uma nova analise das receitas, e caso  o quadro esteja favorável faremos uma nova avaliação dos decretos” finalizou.

 Segundo Beto Janotti, Secretário de Administração, com
as ultimas decisões  os compromissos com folha de salários dos funcionários e pagamento de  fornecedores não correm risco de serem prejudicados “ Estamos em contato permanente com a Secretaria de Fazenda e monitorando de perto os recursos que entram  e os compromissos assumidos pelo município, para que possamos conduzir as finanças dentro da orientação do Tribunal de Contas”informou Janotti. Ele disse ainda que os serviços essenciais não serão alterados “As demissões ocorreram de maneira que os serviços prestados não sejam prejudicados; a população pode ficar tranqüila quanto a isso” finalizou.

Nenhum comentário