Ouvi na rede que ...



Olá amigo!

Enquanto a nossa colunista semanal Vó Filó prepara o seu relatoria na Van, diga se de passagem, recheada com muitas novidades, eu apresento os assuntos que ouvi na rede e li na rede. 

Li na rede que vereadores de São Francisco interromperam as justas férias- afinal dizem que 2014 a Câmara trabalhou muito- para discutir alguns assuntos, entre eles a falta d’água em Barra de Itabapoana e o péssimo serviço prestado pela companhia de energia. Como resultado prático da reunião, algumas fotos postadas em um blog “chapa branca” e nas redes sociais.

Li na rede que a Secretaria estadual de Agricultura está montando uma ação emergencial para socorrer os criadores de gado do Estado. Socorro necessário em tempo de desespero dos companheiros pecuaristas. É preciso que o Prefeito Pedrinho Cherene se reúna o mais rápido possível com o escritório local da Emater e o Secretário municipal de agricultura para  saber qual é a dinâmica para que o Município receba esse beneficio. O gado está morrendo por falta de água e pasto, e seria interessante uma avaliação para um possível Decreto de Situação de Emergência, seguindo o exemplo de alguns municípios da região. Avalie com carinho senhor prefeito.

Li nas redes sociais que a indústria de automóvel está demitindo; somente uma montadora do ABC paulista já dispensou 800 trabalhadores. Não é terror midiático, mas é preciso ter muita cautela com os investimentos nos próximos meses no Brasil. O país definitivamente está vivendo uma crise financeira perigosa, aguardar é a decisão mais sensata. 

Em entrevista coletiva ontem (quarta-feira-14) o Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga fez previsões sombrias sobre o aumento da energia elétrica para 2015. Segundo ele, o aumento deve alcançar robustos 40%, isso mesmo,  a energia deve aumentar, pelo menos 40% este ano; isso se São Pedro colaborar. Ainda sobre a energia, o governo estuda ainda cortar o subsidio da energia rural, com essa medida  a Dilminha Maravilha levará à nocaute os já combalidos agricultores brasileiros.

Ouvi na rede que fizeram festa e não pagaram a conta, resultado o(a) empresário(a) foi até a sala do  chefe maior e quase  rolou barraco “Não estou pedindo favor, quero receber o que é meu, prestei meus serviços e quero receber por eles” foi nesse tom a conversa, em um momento que a agenda de atendimento estava lotada. A coisa pública é assim, ás vezes o líder quer prestigiar alguém, dando oportunidade em determinadas funções, e como resultado acaba afundando em crise e rejeição política desnecessária, fica a dica.  

Ouvi na rede o desabafo de alguns contribuintes de São Francisco sobre os valores cobrados pelo IPTU- Imposto Predial e Territorial Urbano-, com desconto em torno de APENAS 10%. É preparar o bolso e encarar. 

A bola murcha da semana vai para a Secretaria de Educação. Ouvi na rede que o tradicional projeto de cultura nas praias; onde aconteciam shows de calouros, musica, gastronomia, artesanato entre outros simplesmente não irá acontecer. Uma pena, pois o projeto surgiu ainda no governo do saudoso Pedro Cherene, com o nome de “Lona Cultural”, e hoje vem o seu filho para encerrar, pelo menos por enquanto, uma proposta tão linda como essa. Espero que seja revista essa decisão.

Vi, Lí e Ouvi pessoas reclamando sobre o apagão na pracinha São Pedro em Gargaú. O local conta com alguns brinquedos, sendo o único espaço de lazer da criançada. Curiosamente toda a Praça está às escuras. Comenta-se que a energia foi cortada pela AMPLA, qual seria o motivo? Espaço aberto para a Prefeitura responder.

Recebi uma ligação do Deputado estadual João Peixoto informando que já chegou em Santa Clara onde  tradicionalmente passa parte de suas férias. Prestigiado pelo Governo do Estado e amigo pessoal do Governador Pezão, Peixoto é um dos mais influentes parlamentares do Estado. Sobre o seu futuro político, ele disse apenas que está a disposição para ouvir os amigos de São Francisco. “Qualquer decisão tem que refletir a vontade do povo, por isso a  minha casa está aberta para receber e ouvir os amigos” sinalizou

Ouvi na rede que inúmeras articulações partidárias estão acontecendo com foco na sucessão municipal em São Francisco de Itabapoana, onde as nominatas já começam a ser formadas. Uma das siglas almejadas é o PMDB, partido do Governador Pezão, onde em São Francisco a provisória estava sob o comando do Vereador Caboclo; recentemente, a vereadora Yara Cíntia assumiu o comando da provisória. Fontes afirmam que o Pedrinho Cherene já teria sinalizado o interesse de compor o partido; uma forma de aproximação com o governo do Estado, e neutralizar um possível fortalecimento da oposição em São Francisco, capitaneada pelo deputado João Peixoto.

7 comentários

Anônimo disse...

Apesar de faltar quase dois anos para a sucessão municipal, 2015 será o ano das articulações, São Francisco na minha opinião é diferenciado na questão política, a população daqui ou gosta muito , ou espera algum merecimento. Sendo de uma forma ou outra no último pleito eleitoral para prefeito , onde se elegeu o Pedrinho Cherene, as coisas tomaram um rumo diferente, pois muitos acabaram desanimados com política, onde depositaram muita expectativa , e acabaram frustados. Acreditaram não só em uma "boquinha" como se diz por aqui, mas também em melhores salários , melhores condições de vida, uma saúde digna, uma educação de qualidade. Enfim nada disso aconteceu , é muito pior ainda é o descaso do prefeito e de alguns secretários com a população. Prova disso foi a revolta de um (a) empresário que não conseguiu se conter com a falta com a falta de respeito do prefeito não a recebendo, para dar uma satisfação pelo menos, como cita o amigo aqui na rede. rs. Essa nova chapa que pretende se formar terá todo o meu apoio, pelo menos o João Peixoto como deputado nunca deixou São Francisco na mão. Só espero que ele não carregue consigo , caso se eleja esses abutres que só vivem de política, fazem da política profissão, estão em todos os governos , só para sugar, não acrescentando nada. Pelo contrário trazem revolta para a população. Fico até me achando uma analfabeta política , ou muito inteirada no assunto, pois não dar para entender como um jovem , culto como o prefeito repete os mesmos vícios de políticos antigos, inclusive do seu pai, até parece herança, pois vive alimentando pessoas que não trazem benefícios algum.

Anônimo disse...

MANDOU BEM ANONIMO DAS 13: 50. DISSE TUDO QUE EU QUERIA DIZER E NÃO SABIA ESCREVER KK

Anônimo disse...

GOSTEI DISSO, TÔ COM VC.

Anônimo disse...

e no palanque eu ia em todos os comícios ele falava vou fazer uma renovação colocar gente nova sem vício, pegou as mesmas águias ou melhor mosca azul do governo de seu pai e colocou novamente em seu governo...

Anônimo disse...

entra governo e sai governo e é os mesmos caras de sempre mamando na teta não acrecentando nada ao municipio se escondendo atras de um partido politico e outros pra ganhar salário auto e esnobar a população com carros zero kilômetro,e o povo ganhando miséria,vereadores bem pagos pelo prefeito e eles acham que somos cidade de um milhão de habitantes...

Anônimo disse...

a saúde estar na U.T.I virou bagunça os próprios médicos agora estão mandando as pessoas entrarem na justiça pra fazer exames mais caros ,cirurgias etc,que é obrigação do municipio,POVO TA MORRENDO POR FALTA DE ATENDIMENTO,SCERETÁRIO DE SAúde que se omite a tudo.

Anônimo disse...

Acabei de crer que para ser bom administrador e ser elogiado por uma minoria de insatisfeitos de Sao Francisco,
o prefeito tem que roubar e depois sair do municipio preso em viaturas da policia federal como aconteceu no governo passado...
Acho que comparado ao governo passado hoje o municipio esta bem melhor, sendo que ainda precisa melhorar muito.
vejo a prefeitura como uma empresa publica que se mal administrada vai a falência com uma outra qualquer, entao vamos aguardar o prefeito atual fazer esse papel que por sinal esta tendo tudo para dar certo. Afinal pegar uma prefeitura falida com hospital praticamente fechado e muitos, mais MUITOS RECURSOS E CONVENIOS PERDIDOS É TAREFA PARA MAGICO E NAO PREFEITO!!!
apenas meu ponto de vista...