Invasão de área de preservação em Gargaú, operação conjuta para conter as invasões

            Operação nesta sexta (27) teve participação da PM e da prefeitura.
Barraco que servia como escritório de venda de lotes foi destruído.
Área invadida e demarcada

 A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, realizou uma operação nesta sexta-feira (27) na praia de Gargaú. Moradores estavam se preparando pra começar a construir casas numa Área de Preservação Ambiental e o trabalho contou com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente e da Polícia Militar. Um homem foi preso.
Logo no ínício da operação, foi destruído um barraco que seria usado como escritório para a venda dos lotes. Estacas e cercas demarcavam o espaço onde ficariam as casas. Profissionais da companhia de energia elétrica também participaram da ação. Eles retiraram as ligações clandestinas, praticamente prontas.
Neste sábado, durante outra operação no mesmo local foi apreendido uma grande quantidade de arame farpado que era usado para demarcar os lotes e foram constatados prejuízos ao meio ambiente. Destruir vegetação de lugares públicos ou privados é crime ambiental, de acordo com uma lei federal.
Na sexta (27), a polícia recebeu uma denúncia de que o homem responsável pela negociação dos terrenos estava em uma casa bem perto de onde aconteceu a operação. O suspeito foi levado para a delegacia.
Com informações do G1, fotos de colaboradores do Blog


2 comentários

Anônimo disse...

Sou morador de Campos dos Goitacazes, porém, desde à minha infância veraneio na Praia de Santa Clara, São Francisco de Itabapoana. Como falei, desde criança que conheço aquela reserva ecológica que existe naquela praia, que começa nos fundos da Associação de Moradores e nunca vi ninguém tocar naquela matinha. No verão que passou, fiquei pasmado de ver a invasão e a devastação que estão fazendo naquela área. Estão desmatando, botando fogo e depois, cortam a vegetação. E eu fiquei a me perguntar: Onde está a Secretaria de MEIO AMBIENTE, DE SFI, O IBAMA E O INEA, que não estão vendo este crime ecológico. No lugar das árvores centenárias, já existem casas construídas. Vou procurar os 3 órgãos e vou começar a denunciar, se não tomarem providências, vou entrar com uma denuncia no MP, contra os 3 órgãos. Gente, isto é crime ambiental.

Unknown disse...

CrIME DE DEVASTAÇÃO AMBIENTAL ACONTECENDO NA RUA DO POSTO DE GASOLINA DENOMINADA DE RUA DA MATINHA.....