Campos e região no calendário de manifestações a favor do impeachment


As manifestações contra as políticas econômicas adotadas pelo Governo Federal, marcadas para domingo (15 de março), também vão acontecer em Campos. No evento criado na rede social Facebook, mais de 4,4 mil convidados confirmaram presença. Pessoas de várias cidades da região, inclusive São Francisco de Itabapoana, estão se organizando
para participarem do evento.

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e o Sindicato do Comércio também estão convocando os associados a irem às ruas protestar. Os manifestantes criticam os recentes reajustes fiscais anunciados e reivindicam o impeachment da Presidente da República, Dilma Rousseff (PT).
Segundo um dos organizadores do evento em Campos, Marcelo Amoy, a concentração vai acontecer na Praça do Santíssimo Salvador, às 10h. Os manifestantes devem percorrer a Avenida Alberto Torres, a Beira-Valão e a Avenida Pelinca junto a um trio elétrico. Marcelo explicou que o protesto “é a culminação da indignação” de parte da população.
A organização do protesto orientou os manifestantes a vestirem roupas com as cores da bandeira do Brasil, além de levar cartazes. Ainda de acordo com os organizadores, a manifestação é apartidária e não será permitido levar bandeiras de partidos políticos.
Sobre o impeachment, Marcelo afirmou que explicou como funciona o procedimento no evento no Facebook, para evitar discursos equivocados. “Fizemos um texto de esclarecimento, mostrando qual é a linha sucessória, porque é importante que todos saibam pelo que estão manifestando”, declarou.
CDL e Acic
O presidente da CDL, Norival Manhães, e o presidente da Acic, Amaro Ribeiro Gomes, se mostraram favoráveis à manifestação. Para eles, os aumentos dos impostos estão “prejudicando o comércio e a indústria de Campos”.
 Impeachment
Impeachment  é o processo de cassação de mandato do chefe do poder executivo pelo congresso nacional, pelas assembleias estaduais ou pelas câmaras municipais, caso seja comprovado crime de responsabilidade, abuso de poder ou desrespeito à Constituição Federal.
Se a atual presidente tiver o mandato cassado, quem assume o cargo é o vice-presidente, Michel Temer (PMDB). Caso ele também for alvo do impeachment, serão convocados para assumir interinamente, o presidente da Câmara dos Deputados, presidente do Senado Federal e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta ordem.
Em caso de impeachment da presidente e do vice antes da metade do mandato, é convocada uma nova eleição. Mas se o afastamento dos dois acontecer na segunda metade do mandato, o novo presidente é escolhido pelo Poder Legislativo.

As manifestações contra as políticas econômicas adotadas pelo Governo Federal, marcadas para domingo (15 de março), também vão acontecer em Campos. No evento criado na rede social Facebook, mais de 4,4 mil convidados confirmaram presença. Pessoas de várias cidades da região, inclusive São Francisco de Itabapoana, já estão se organizando para participação no evento.

Nenhum comentário