Tradicional lagoa em Gargaú está morrendo



Peixes capturados com as mãos

A conhecida lagoa do comercio, localizada próximo ao clube, em Gargaú São Francisco de Itabapoana está em estado crítico. Peixes estão morrendo por falta de oxigênio. Vários moradores entraram em contado com o blog pedindo que pudéssemos publicar a triste noticia, na tentativa de chamar a atenção das autoridades para o problema.

Dezenas de quilos de peixes estão sendo capturados com as mãos. Segundo  informações, os peixes estão tontos em busca de oxigênio e estão sendo capturados ainda vivos ou morrendo em grande quantidade. O fato começou a acontecer na noite de domingo(15). Na manhã desta segunda feira (17) várias imagens foram postadas na  internet, e muitos comentários lamentando abordando o assunto.

O espaço no blog está aberto para que o senhor Secretário
municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, possa nos informar o que estaria provocando esse fenômeno, e quais as ações emergenciais serão tomadas pela Secretaria.

O Blog  publicou em fevereiro deste ano, um artigo do O Biólogo Marinho, Ilzomar Soares Filho onde ele questionou a  pavimentação em torno da Lagoa.Veja artigo AQUI

 
Imagem feita segunda(16/03). Coloração Verde, com um peixe

                buscando oxigênio. Foto: Jocinaldo Elias
Leia a baixo, alguns comentários nas redes sociais sobre o assunto.

“  Elaine Barreto; As fotos me deixariam mais feliz, se fosse simplesmente de um dia de pescaria farta. Mas infelismente nao foi so por isso. Essa quantidade de peixe e muito mais estavam pedindo socorro, tendo q vir colocar a cabeça fora da agua pra respirar, porque a Lagoa do Comercio aqui em Gargau esta morrendo, se ja nao estiver morta. Por conta da quantidade de porcaria q jogam nela.Eh Governo.Ei Vereadores!!!;Ate qdo isso??!!!”


“Eu espero que as autoridades de São Francisco façam alguma coisa, tomem alg providencia. Pq a Guarda Florestal veio aqui e nao fizeram nada, Pelo menos q eu tenha visto.


Foto internet(assim era a lagoa)
“Isso é o que faz a ignorância das pessoas que direcionam todo tipo de sujeira pra lagoa, como esgoto, lixo orgânico dentre outros. Estou certa de que uma campanha de conscientização para a população seria o mais correto a ser feito a longo prazo, pois sabemos que, a curto prazo, só resta a iniciativa de Vovô de Gargau, ou seja: um mutirao urgente dos moradores pra tentar salvar a Lagoa enquanto os órgãos competentes discutem o que vão fazer.


“Ilzomar Soares Vovô Gargaú Todos estão cobertos de razão, mais uma vez digo não temos representantes, não temos secretaria de meio ambiente,infelizmente é isso até virar uma poça de lama nos próximos anos e quando o assunto é obra eleitoreira meia dúzia de puxa sacos ficam de blá blá blá e defendem sua posição, obra sem estudo, sem eficácia ambiental e de resultado pior ainda.”

“Elaine Barreto; Ilzomar Soares Vovô Gargaú estamos juntos nessa luta, pq agora q estou morando na beira da Lagoa vou lutar por ela. Infelismente eu nao tenho poder, mas tenho voz. E vou Gritar ate alguem ouvir, e nos ajudar a salvar a Lagoa do Comercio. Conte comigo no q precisar.”


Imagens arquivo(Internet)
“o que pode ser feito para salvar nossa lagoa do comercio onde no verão pessoas tomar banho e uns dos maiores reprodutor de peixe e camarões da agua doce e agora com fica agua podre temos que pedir ajuda a quem tem que fazer algo meio ambiente ibama onde esta vocês”

Nenhum comentário