Higiene Bucal nas escolas e creches em Bom Jesus do Norte



O projeto envolve as secretarias de Educação e Saúde
Ensinar a criança a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida, e partindo desse entendimento é que a Prefeitura de Bom Jesus do Norte desenvolve o projeto de Saúde Bucal com alunos da rede. O trabalho que envolve profissionais das
secretarias de Saúde e Educação tem sido bem aceito entre os alunos. Na ultima Terça-feira(14) a  Creche Tia Filinha e Tia Ignês que atente 68 crianças, recebeu a visita da equipe coordenada pela Drª Tereza Maria Boechat, dentista que promoveu
várias atividades abordando a importância do cuidado com os dentes. O evento animou a criançada, com o lúdico sendo a estratégia usada para que os alunos pudessem aprender brincando.

 Um filme educativo foi exibido falando da importância da escovação, da higiene
bucal após as refeições e quais os benefícios que hábitos saudáveis podem trazer não só para o presente, mas para toda a vida. Foi contada historinhas, distribuído panfletos além de muitas respostas às perguntas das crianças. Para Cristiane Almeida Mozella, uma das participantes na ação, esse trabalho é importante,  pois as crianças brincam, tiram dúvidas e acabam criando naturalmente hábitos saldáveis,  que é a proposta do projeto.

Quanto a importância da higiene bucal, Cristiane deu dicas importantes “Escovar pelo menos três vezes ao dia, usar fio dental diariamente, adotar uma alimentação equilibrada com pouco açúcar são alguns dos cuidados que os pais devem ter” Informou.  Ela destacou ainda o açúcar como um grande problema para a saúde dos dentes, pois a criançada adora doces, por isso o cuidado tem que ser redobrado.  

Para a Professora Maria Aparecida Henriques, diretora da creche essa experiência foi positiva, pois alcança também os pais “Foi maravilhoso o trabalho, pois além de interagirem com a criançada, foi distribuído material informativo para ser levado para casa, uma forma de levar a informação também aos pais dessas crianças” finalizou a diretora.

Rosalina Pimentel, Coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, informou que o trabalho está sendo feito com a Educação infantil e o resultado tem sido satisfatório “São várias etapas que envolvem a informação, o trabalho prático de escovação e aplicação de flúor além do tratamento de alguns casos que são detectados durante a atuação dos profissionais” Disse.  Rosalina informou ainda que a próxima etapa na creche acontecerá na primeira semana de maio, com o trabalho de Escovação e Aplicação de Flúor.

Nenhum comentário