QUE FELIZ NATAL, QUE NADA!


Li no domingo passado, aqui mesmo neste Blog, entre uma nota política e outra, de utilidade pública, a postagem sobre um evento evangélico, promovido por uma igreja instalada na conhecida e curtida Praia de Santa Clara, no bonito litoral de São Francisco do Itabapoana.
         Mas o que chamou a minha atenção,
foi a denominação da igreja promotora do encontro. Em lugar de chamar-se Igreja Batista de Santa Clara, indicativo da sua localização, resolveu adotar o de Igreja Batista Praia Clara. O que, parece bastante claro — como a praia e a própria santa — tem o visível e equivocado intento de não mencionar a homenageada da Igreja Católica.
         Não ponho, nestas linhas, nenhum propósito de defesa da canonizada, do catolicismo ou seja lá do que for. Mas apenas um certo grau de estranheza, porque Santa Clara é, no caso, apenas o designativo de um lugar. Mesmo que, em sua origem, tenha sido uma homenagem à santa católica. Como São Paulo, Santa Catarina e outros mais.
         Na época das grandes navegações e no período Colonial, isto era muito comum. Como as viagens para o "novo mundo" tinham um caráter exploratório e de catequese, a cargo dos jesuítas, muitos lugares e acidentes geográficos foram aquinhoados com nomes de santos da igreja católica. E esta prática ainda perdurou pelo período imperial, por serem católicos os membros da Família Real Portuguesa.
         Atualmente, porém, esses nomes não nos remetem mais a tais homenagens. Porque, rigorosamente, são apenas a indicação e a identificação de cidades, rios, baías, ilhas, cabos, istmos e outros acidentes do gênero. Desnecessário, portanto, buscar um atalho para escapar de dizer o nome completo do lugar, para que isto não pareça uma espécie de homenagem a um ícone de outra religião.
         Seria o mesmo que, sendo o sujeito ateu e, querendo abrir um negócio no noroeste fluminense — bem na divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo, onde se encontram as duas Bom Jesus — pusesse, no empreendimento, o estranho nome de "Hotel Mau Jesus do Itabapoana". Afinal de contas, pensaria ele, "não estou aqui para botar azeitona na empada de ninguém"! Uma infantil preocupação.
         Mas, desse tipo de tolo sectarismo, religioso ou político, o que conheço de mais divertido diz respeito à rivalidade antiga, existente entre duas cidades do Rio Grande do Norte. Natal, que é o centro político e administrativo do Estado e Mossoró, que é a cidade mais importante, depois da capital. Competindo entre si, pelo desenvolvimento, destaque e importância no contexto estadual, as duas sociedades não perdem a chance de se debocharem reciprocamente, trocando farpas e ironias.

         Os natalenses contam por exemplo, que nos períodos de final de ano as gráficas da outra cidade trabalham a todo vapor, para imprimirem cartões que os mossoroenses enviarão aos seus amigos e parentes, onde as mensagens dizem: "Feliz Mossoró e Próspero Ano Novo!"

         Porque é claro que um natural de boa cepa, daquela cidade, não iria desejar um feliz Natal a ninguém. Era só o que faltava! Que nem a Igreja Batista de Praia Clara.  

7 comentários

Anônimo disse...

Sou cristão evangélico e estou de pleno acordo com o comentário acima. Não vejo nada que justifique essa mudança de nomenclatura da referida igreja.
Entendo que a igreja é do Senhor Jesus e não de Santa Clara. Mas não vejo nenhum mal em se chamar Igreja Batista em Santa Clara pois esse nome é a denominação do bairro onde está localizada a igreja, e mesmo porque, com certeza na documentação jurídica dessa igreja está registrada como igreja batista em Santa Clara. Essa mudança naturalmente corresponde a ideia dos seus líderes.

Rodrigo disse...

Parabéns pela postagem Carlos Jorge, e ao amigo evangélico pelo comentário, concordo plenamente acho que um líder tem que pregar o respeito e amor ao próximo independente de sua religião, Santa Clara e um lugar independente do que tenha originado seu nome.

Anônimo disse...

NÃO VAI DEMORAR E ELES VÃO MUDAR A NOMENCLATURA DO MUNICÍPIO PARA FRANCISCO DE ITABAPOANA, POIS NA VERDADE O QUEREM É APARECER!

Anônimo disse...

Isso se chama farizaismo...não quizeram contaminar a igreja com o nome certo seria coisa de católico como bem fala o blogueiro,mas coam um mosquito e engolem um elefante. No carnaval, caem no samba e profanam até o nome do Filho Unigenito de Deus, dando à agremiação o nome de Bloco do Cordeiro. Sim esse "Cordeiro de Deus" que tira o pecado do mundo. Alguém vai pagar caro por essas sandices. Fiz questão de levantar e isso não é unanimidade entre os evangélicos de S.Francisco. Os Batistas principalmente estão perdendo a identificação de religião seria.

Anônimo disse...

O que me admira é que há tanto "pudor" quanto a identificação da dita igreja para não confundir a denominação religiosa, mas na "hora" de cair no samba o carnaval é igual ou pior do que os do lado de lá. Digo pior porque ai sim, misturam o sacro com o profano, intitulando a agremiação de "Bloco do Cordeiro".
Esse mesmo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Parou para pensar?????

Anônimo disse...

Denize Silva via face
Atitude bem Grosseira!!!Este é o resultado de Tantas denominações,vem de Madureira,e de muitos outros lugares prá cá,isto é o que chama de Arrogância e Prepotência,intolerância Religiosa,já venho observando há um bom tempo...se incomodaram com o nome da localidade,querem se infiltrar e criar raízes em todas as brechas...até na Administração Pública, Municipal , com citações bíblicas no andamento dos Gastos públicos,como se esta fosse a meta alcançada e os objetivos atingidos ...Até Carrapato ganhou um novo nome dado por eles,de que adiantam tanta profecia se a realidade é outra bem diferente?Cada coisa nos seus devidos lugares!!!Religiosidade não deveria nunca ser influenciada , se infiltrar em Governos,obviamente,que lugar de Pastor e Padres é nas Igrejas,EVANGELIZANDO!!Nas Campanhas Eleitorais o que mais vemos são pastores tentando tirar proveito ,mas vc não vê Padres PQ SERÁ?
5 de abril às 21:36 · Editado · Curtir · 1

Anônimo disse...

Denize Silva via face
Que Praia Clara QUE NADA,RESPEITEM A NOSSA PRAIA DE SANTA CLARA!!e lembrando que a Santa Padroeira é Nossa Senhora de Fátima!!!!