A usina Canabrava, localizada na divisa de Campos com São Francisco de Itabapoana, passa por problemas financeiros e deixa funcionários sem salários.



Na ultima segunda-feira(4), cerca de 60 funcionários realizaram um ato de protesto na frente da empresa com objetivo de chamar a atenção dos diretores para a solução do pagamento de 2 meses de salários atrasados.

Existe a possibilidade de uma greve geral dos funcionários, caso a empresa não  faça o pagamento imediatamente. O blog teve a informação, não confirmada pela empresa, que a Canabrava estaria dando um Sacolão para os funcionários até que o problema seja resolvido.

Entramos  em contato com a Usina, e Fernando Alfini, Gerente Administrativo nos encaminhou uma nota sobre a questão.
NOTA: 

Prezados Srs.,
Assim como várias outras empresas em todo o País, a Canabrava também está sofrendo os reflexos da Crise, cujos efeitos se tornaram
mais visíveis no setor Sucroenergético em todo o Brasil. Esse problema gerou, em relação aos nossos funcionários, o atraso de um salário.
Os motivos dessa crise nacional são muitos e tivemos alguns fatores que agravaram a situação, como por exemplo, a dificuldade de obtenção de financiamento agrícola, que nos obrigou a executar, nos últimos dois anos, todo nosso plantio com recursos próprios. Da mesma maneira, como sabemos, o norte fluminense vive um problema crônico de pouca oferta de cana, que foi agravado pela grande seca que experimentamos. A única saída é plantar para garantir a sustentabilidade a médio e longo prazos, o que, infelizmente, gerou a diminuição dos recursos em nosso caixa.
Além dos problemas relatados, tivemos alguns percalços por créditos de terceiros que não recebemos. Por outro lado, felizmente, já conseguimos viabilizar recursos para o salário atrasado, que deve ser saldado integralmente na semana que vem.
Lamentamos profundamente pelo atraso e estamos trabalhando junto aos funcionários para tentarmos minimizar os impactos gerados ao nosso capital humano.
Finalmente, temos a declarar que continuamos acreditando no potencial de Campos dos Goytacazes e no nosso povo, e investiremos cada vez mais em geração de energia limpa e meio ambiente, em benefício desta e das futuras gerações.
Opinião do Blog.
Estamos acompanhando a crise Hídrica da região; devido a falta de chuvas a produção agrícola de toda a região está sofrendo profunda crise. A produção de cana de açúcar deve ter uma queda  em torno de 60%, opinião dos produtores mais otimistas. No caso da Canabrava, empresa que foi financiada pelo Fundo de Desenvolvimento de Campos(FUNDECAM), emprega um grande número de funcionários no período da safra, inclusive a maioria moradores do Município de São Francisco,  número que deverá ser reduzido pelos motivos já citados. Como blogueiro e Cidadão Sanfranciscano,  lamento a situação atual da empresa, pois diferente de outras usinas, a Canabrava gera renda, principalmente,  para o comércio local e não para outras cidades e até Estado . Espero que seja breve o problema e que os ajustes necessários possam ser feitos para que a nossa economia local não sofra ainda mais com tantas incertezas econômicas domésticas, e  impostas pelo governo federal.

Um comentário

Anônimo disse...

Investimento de Campos que emprega muitos de São Francisco ao contrário da prefeitura de São Francisco que oferece os melhores cargos a campistas incompetentes.