De São Francisco de Itabapoana, Atleta de Apneia Estatica Submersa chega ao nível dos principais apneistas do Brasil



Marcos Nunes
Marcos Nunes, filho de São Francisco de Itabapoana, se destaca como um dos maiores apneista(ato de prender a respiração) do Brasil. Segundo Marquinhos, foi de uma brincadeira entre amigos que ele descobriu a sua capacidade de prender a respiração “ Eu mergulhei de brincadeira e atingi a marca de 3 minutos e 35 segundos debaixo d’água, quando o tempo suportado por uma pessoa normal é de 45 segundos a 1 minuto e 20 segundos” explica Marquinhos.

A partir desta descoberta, Marcos, que atualmente mora em Rio das Ostras,  passou a se dedicar ao esporte treinando uma vez por semana.” O treino consiste em 3 parciais a 1° e 2° são para preparo e condicionamento do corpo, a última é que faço para valer; as duas primeiras eu só aqueço mesmo. Detalha Marcos que já está sendo procurado por empresas interessadas em patrocina-lo.

Apesar de ser um novato no esporte, apenas 4 meses praticando, Marquinhos já é considerado a grande revelação, pois alcançou a incrível marca de 5 minutos e 23 segundos debaixo d’água. 

 Em entrevista ao Blog, o Sanfranciscano informou que a competição é realizada com a presença de um médico que afere a pressão arterial e as condições físicas do atleta antes  da apneia. Além disso, geralmente há o suporte de alguém da equipe dentro da piscina que monitora de perto o atleta, avisando-o de 30 em 30 segundos.   

Em um bate papo agradável onde falamos da vida cotidiana de São Francisco, relembrando a nossa infância e do tempo em que ele morava na cidade, Marquinhos, 49 anos, que é irmão do Castilho, Marcolino e Marcilene Nunes fala que pretende viajar pelo Brasil e representar São Francisco.Veja o Vídeo da prova
                                          
No final do bate papo, o atleta faz um alerta sobre a prática do esporte. “Vale lembrar que o esporte não deve ser praticado por pessoas  sem
preparo e sem uma estrutura de suporte presente. Além de requerer exercícios respiratórios e de concentração regulares, condicionando pulmão, caixa torácica e abdômen” Finalizou

Veja os recordes de atletas brasileiros, segundo o site da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos- CBPDS.



Elon Constantino de Aguiar Filho
Barracuda
FEPDSRJ
08'08"
08/05/2010
Leandro Alves Pinheiro
SuzanPesca
FPDS
6'05"45
26/03/2000
Francisco Raasch de Oliveira França
ELASE
FCPDS
05’31”40
24/04/1999


O recorde mundial de apnéia estática oficial, ou seja, reconhecido pela AIDA (Associação Internacional para o desenvolvimento da Apnéia) dentro de seus padrões e regras internacionais, é de 9'08" (nove minutos e oito segundos), estabelecido em maio de 2007 pelo alemão Tom Sietas.

Nenhum comentário