Assoreamento em São Francisco foi tema de reunião com o INEA


Boca da Barra de Guaxindiba completamente fechada.
Barcos encalhados(foto pescador-mês de junho 2015)
O prefeito do município de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene,  se reuniu nesta quinta-feira (16) com o presidente do Instituto Estadual do Ambiente – INEA, Marcus de Almeida Lima,  para solicitar  a execução de obras de recuperação e desassoreamento do Rio Itabapoana, nos trechos das localidades de Barra do Itabapoana, Guaxindiba e do canal de Gargaú. Foi apresentado fotos e um mapeamento do canal assoreado,  o “ Boca da barra”, como é popularmente conhecido, sendo o local mais crítico.
A pesca junto com a agricultura e pecuária compõem a base de sustentação de grande parte das famílias de São Francisco de Itabapoana. Atualmente cerca de 70 embarcações de pesca saem diariamente para o mar, sendo que cada embarcação é composta por 5 tripulantes na média. O assoreamento das margens de acesso as embarcações tem dificultado a logística das embarcações causando grande prejuízo ao setor pesqueiro.
Diante da situação crítica apresentada pele chefe do executivo, o presidente do INEA,  Marcus de Almeida Lima afirmou que  estará enviando um grupo de  especialistas do Instituto ao  município para realização de estudos  identificando quais medidas devem ser tomadas para a solução do problema.

Nenhum comentário