Biblioteca Pública de Bom Jesus do norte com mais de 14 mil títulos


Historiador mostra acervo  de mapas existente na biblioteca

Fundada em 1999, a Biblioteca Pública  Municipal, Romeu Couto, em Bom Jesus do Norte é um atrativo para quem busca conhecimento, onde também se experimenta a leitura de entretenimento, o estudo, a pesquisa, a informação e o lazer; Além disso, é nela que encontramos os diferentes tipos de textos, e seus respectivos suportes, para que se possam formar leitores mais conscientes e críticos. Com um acervo de aproximadamente 14 mil títulos, os usuários do espaço podem acessar diferentes Universos, passando por trabalhos mais simples e chegando até Machado de Assis, Rubens Alves, Paulo Coelho, Augusto Cury e tantos outros autores consagrados, inclusive estrangeiros, já que existem obras em inglês, francês, alemão e espanhol.
O espaço atende aproximadamente 800 usuários por mês, principalmente estudantes do Ensino Fundamental e Médio que buscam nos livros fontes seguras para pesquisas. Segundo o historiador Roulien Boechat, que está desenvolvendo um trabalho de reorganização da Biblioteca, o grande desafio é a concorrência de informações disponíveis na grande rede, onde naturalmente são mais atrativas, principalmente para os jovens. Devido a essa realidade, segundo o historiador, o caminho é criar formas de incentivo à leitura, e que sejam atrativas. “É preciso que as pessoas venham conhecer o rico acervo que está disponível, enquanto isso nós estamos catalogando, reorganizando para que o leitor ao chegar à Biblioteca, possa localizar mais rapidamente o livro  que deseja, e de maneira confortável realizar a sua leitura no local ou ainda levar o exemplar para casa, por empréstimo” informou o historiador.
Prédio da UAB onde funciona a biblioteca
Na Secretaria Municipal de Educação, a Biblioteca tem sido percebida como importante ferramenta didático-pedagógica, pois além do atendimento com livros, o espaço também é utilizado para aulas de Xadrez, com alunos da rede municipal. Além disso, a Coordenação Pedagógica tem incentivado programas de leitura e pesquisa em livros. Segundo Edmilson Carvalho, Secretário de Educação do Município, o apoio da Secretaria de Estado da Educação tem sido fundamental para o sucesso da biblioteca. “Nós temos recebido muitos livros do Governo do Estado, assim como grande acervo em Braile, via Convênio firmado pelo Município com a Fundação Dorina Norwil, o que acentua ainda mais o nosso compromisso com a inclusão. Além disso, o município tem feito importantes investimentos em livros didáticos para os alunos da rede e para o público em geral” Finalizou o Secretário.
A Biblioteca funciona no Centro da Cidade, muito próximo à Prefeitura, de segunda a sexta-feira das 8 ás 21hs. Para ter empréstimo de livros, basta que o usuário preencha um simples formulário na recepção.

Nenhum comentário