Bom Jesus do Norte faz o dever de casa e neutraliza o mosquito da dengue



A dengue tem sido motivo de atenção especial da Secretaria Municipal de Saúde, no Município de Bom Jesus do Norte. O trabalho preventivo e de combate efetivo aos focos do Aedes aegypti-mosquito transmissor- está dando resultados positivos, com reduzido número de casos confirmados. A informação foi repassada pelos setores de Vigilância Ambiental e Epidemiológica que informaram apenas 7 casos até o final do mês de julho, número bem inferior, se comparado aos dados coletados em anos anteriores. Quanto às notificações, segundo o setor de epidemiologia, há uma recomendação da Secretaria estadual de Saúde para que, diante de qualquer um dos sintomas da doença, o departamento faça a notificação imediata,  para que o trabalho preventivo aconteça, evitando novos casos da doença. “A notificação é muito importante, pois ao notificarmos, todo um trabalho de prevenção e combate é direcionado para a região onde reside o paciente” informou Mislene Teixeira, coordenadora do setor de Epidemiologia do Município.  

Segundo ainda Mislene, os casos são identificados inicialmente nas unidades de Estratégia Saúde da Família-ESF-, diretamente pelo paciente que procura a unidade ou através do Agente Comunitário de Saúde. A partir da identificação de um dos sintomas da dengue, o departamento de epidemiologia notifica imediatamente o departamento  de vigilância ambiental.

Arthur Maximiano, coordenador da vigilância ambiental informou que  após a notificação são encaminhadas equipes ao local em busca de focos, e no combate efetivo na área notificada, através de um trabalho de bloqueio de  transmissão com aplicação de inseticida, usando bomba costal.  Ele adiantou ainda que o trabalho preventivo é feito independente da notificação.  Além do trabalho de prevenção e combate ao mosquito, existe ainda  o trabalho de combate à infestação de caramujos, programa de analise de água entre outros. As equipes de vigilância ambiental e epidemiológica atendem diariamente na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no centro da cidade.

Um comentário

príscila disse...

Olá Carlos Jorge aqui em nosso municipio de São Francisco de Itabapoana também fazemos o nosso dever,pq os agentes de endemias trabalham diariamente num trabalho focal como é chamado a eliminação de focos.E aqui também trabalha a vigilância epidemiológica e a vigilância ambiental em parceria pq a ambiental recebe as notificações da epidemiológica para fazer um bloqueio onde existe a pessoa doente.Esse trabalho é feito com uma bomba costal.Essas informações fiquei sabendo na secretaria de saúde.Que é um trabalho feito pelos agentes de endemias.que são os ACE(Agente de Combate a Endemias)e ñ pelos ACS.Pq na última reportagem vc deu destaque aos ACS e ñ aos ACE.