Bom Jesus do Norte realizou a VII conferência Municipal de Assistência Social



Roberto Coelho em palestra sobre o SUAS

 Com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” foi realizado na terça-feira (30) na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no Bairro Vista Alegre, a Conferência municipal de Assistência Social do Município de Bom Jesus do Norte. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é responsável pela aplicação das ações a partir da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), e promove a cada 2 anos conferências nos municípios e estados brasileiros para debater propostas que são encaminhadas para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome(MDS)   para aprimorar a rede de assistência social em todo o país. Seguindo a orientação do MDS, a Secretaria de Assistência Social de Bom Jesus do norte promoveu um amplo debate sobre ações que poderão ser colocadas em prática para melhorar a rede de atendimento ao cidadão.

O encontro foi conduzido por Humberto Rodrigues, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e contou com a participação do Vereador Esmeraldo Melo, representando o legislativo; Walace Maciel Pacheco Junior, Secretário municipal de Saúde; Marilani Vargas, Secretária de Assistência Social além de representantes de usuários; técnicos que atual junto ao CRAS e profissionais que trabalham nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) no município.
Autoridades na abertura do evento
Após a Leitura do Regimento interno e sua aprovação; Roberto Coelho do Carmo, Mestre em Serviço Social proferiu palestra baseado nos eixos temáticos ”Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026 e o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Em seguida foram formados grupos de debates onde foram discutidos os eixos, inseridas propostas e finalizado em um documento que foi aprovado pelos participantes da conferência. Foi eleito também quatro delegados que representarão o município de Bom Jesus na Conferência estadual prevista para o inicio de setembro, na cidade de Vitória, Capital do Estado.

Propostas foram discutidas em grupo
Para Marilani Vargas, Secretária Municipal de Assistência Social, a Conferência é uma grande oportunidade para que os municípios possam discutir os seus limites e possibilidades, pois é a partir das demandas que são apresentadas pelos municípios é que deverão ser elaboradas as políticas de apoio as famílias nos próximos 20 anos “Em Bom Jesus do Norte temos algumas limitações, porém muitas possibilidades de crescimento na assistência as famílias, e nesse documento finalizado estamos apresentando as nossas propostas para melhorar cada vez mais a rede de proteção ás famílias que vivem em regime de vulnerabilidade social” disse Marilani.  
Grupos discutem propostas
Em Bom Jesus do Norte, além do atendimento emergencial das famílias em casos extremos, são desenvolvidas também ações de gestão de programas sociais como: Bolsa família e bolsa Incluir; cursos técnicos e profissionalizantes; atendimento ao idoso e as gestantes; cadastro social; atendimento com Assistentes Sociais,Psicólogos, pedagogos, advogados entre outros.

Nenhum comentário