Bom Jesus do Norte cobra do Estado companhia independente de policia


O Conselho Iterativo de Segurança  de  Bom Jesus do Norte realizou a sua reunião mensal  na noite de quarta-feira(26) na Câmara de Vereadores. Estiveram presentes representantes  do Conselho Tutelar, Ministério Público , Associação  de Moradores, representante da Escola Municipal Coronel Antonio Honório além dos representantes da 3ª CIA, Tenente Marcelo e o Sub. Tenente Ivanildo.
Recém-empossado, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Grande Vitória, Eduardo Teixeira da Silva disse estar aberto ao dialogo com as diversas instituições publicas para levar melhorias para a sua comunidade. Elogiou o calçamento do Bairro que está sendo executado pela prefeitura e disse que está fazendo as primeiras reuniões com a comunidade para ouvir as principais demandas sobre segurança e tentar a solução junto às instituições.

Dominando praticamente todo o encontro, dois problemas foram amplamente debatidos; Plantões da Policia Civil nos fins de semana  e a Companhia Independente da Policia Militar para atender o ABC capixaba. Segundo o Presidente do Conselho, Humberto Rodrigues o município deverá ficar sem Delegado titular nos próximos dias, pois o Drº Ricarte Teixeira, titular da Delegacia local está de licença e não deverá retornar mais as funções, pois estaria em processo de aposentadoria.  Outra reivindicação é quanto aos plantões de fim de semana, pois todas as ocorrências são feitas na cidade de Jerônimo Monteiro, distância de cerca de 90 quilômetros, causando transtornos para a Policia Militar e para as pessoas envolvidas nas ocorrências, que em muitos casos ficam na cidade de Jerônimo Monteiro sem ter como retornar ao município. Diante do fato, o conselho decidiu encaminhar oficio a Delegada  Chefe de Policia Civil do Estado, Drª Gracimere Vieira comunicando o fato e solicitando uma solução imediata, e que os plantões pudessem ser feitos em uma das cidades que compõem o ABC capixaba. Atualmente os trabalhos da Delegacia de Bom Jesus do Norte estão sendo conduzidos pelo Delegado substituto DRº Adhemar Pereira Fully que não compareceu a reunião e nem  enviou representantes.

Outro assunto abordado durante a reunião é a incessante busca pela implantação da Companhia Independente de Policia para atender aos municípios de Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado, atualmente a região está sob o comando do Batalhão de Alegre. Sobre esse assunto, o Conselho irá encaminhar a Secretaria de Segurança Pública do Estado, um estudo feito pela Polícia Militar justificando a necessidade da Companhia Independente. O conselho Interativo de Segurança de Bom Jesus do Norte foi criado em 1995 sendo um órgão de intermediação entre a comunidade e os institutos de segurança do estado. A próxima reunião está marcada para o dia 30 de setembro.

Nenhum comentário