Em São Francisco/ Pacientes sem medicamentos controlados


Ilustração

Em São Francisco de Itabapoana, famílias estão desesperadas diante da falta de Receia Médica para medicamentos controlados. O fato chegou a nossa redação através de uma senhora que tem em sua residência um casal de irmãos com problemas neuropsiquiátricos e que fazem uso contínuo de vários medicamentos. Segundo a senhora, que  terá o seu nome preservado, os irmãos  já fazem uso de medicamentos a muitos anos, inclusive, um dos pacientes não anda e depende de ambulância para locomoção. Nessas condições, Ela que cuida dos irmãos e da Mãe já idosa, é a responsável  pelos cuidados da família.
       Na manhã da ultima terça-feira(18), Ela esteve no Ambulatório do Hospital Municipal Manoel Carola em Ponto de Cacimbas, para buscar a receita especial para medicamentos controlados, porém tomou conhecimento que todos os médicos estariam proibidos de liberar receitas sem a consulta ao paciente. Sem medicamentos para um dos irmãos, a responsável então marcou  a  consulta, e só encontrou vaga para o dia 6 de outubro. Desesperada ela começou a chorar em frente ao hospital, pois o irmão já estava sem medicamento e estava muito agitado.  O caso chamou a atenção da nossa reportagem que levantou outros casos semelhantes. “O que eu vou fazer com os meus irmãos sem remédio? Eles não podem ficar sem medicamento, alguns já acabaram e a consulta com o psiquiatra é daqui a quase 2 meses” questiona a irmã desesperada. Ela disse, que, sem o medicamento um dos irmãos fica muito agitado e agressivo “ Eu preciso de ajuda, preciso de alguma solução para o meu caso e de outras pessoas que estão vivendo essa situação  Desabafou  a senhora.   
Além desse procedimento adotado pela Secretaria de Saúde, outro problema é a quantidade de medicamentos receitados ao paciente. Segundo ela, é receitada uma quantidade de medicamentos suficientes para 30 dias, porém a marcação para nova consulta com o psiquiatra leva quase 2 meses “ E no final dos 30 dias quando acabar os remédios, o que eu vou fazer com meus irmãos” questiona a responsável pelos pacientes. Outras famílias estão com esse mesmo problema, e estão procurando o nosso blog  em busca de ajuda.
Iniciamos a nossa reportagem ás 12:00 horas  de  terça feira(18). Ás 10h:31m desta quarta(19) entramos em contato com a assessoria  de comunicação do Gabinete do Prefeito, porém até o fechamento da matéria, ás 15:50hs ninguém se pronunciou sobre o caso. O direito ao contraditório está sendo respeitado pelo blog, e aguardamos uma explicação e solução para o caso.
 A denunciante não pediu anonimato, porém não publicamos o seu nome  e de seus irmãos para não expor a família. Diante da inércia do Gabinete do Prefeito e da Secretaria de Saúde na solução do problema, o blog pede ajuda aos internautas que possam colaborar de alguma forma com essa família, pois a falta de medicamentos controlados pode acarretar outros inúmeros problemas. Esses são alguns dos medicamentos de uso dos pacientes  citados na matéria: Haldol/ 5 mg, Hidantal 100mg, Gardenal  100 mg, Fenergan 25 mg, Neozine 100 mg- O nosso Whatsapp para contato(22) 999.493624.

2 comentários

Anônimo disse...

Mais e o show caro ?

Anônimo disse...

O cantor que vai fazer o show na exposição vai cantar de graça ?