Enem: Colégio de SFI em último no estado



O Colégio Estadual Joaquim Gomes Crespo, de São Francisco de Itabapoana, foi classificado como a pior unidade de ensino no ranking do Ensino Nacional de Ensino Médio (Enem) do estado do Rio de Janeiro. A unidade, situada na localidade de Praça João Pessoa, ficou na 1.323ª posição. Com relação ao ranking nacional por escolas, o colégio também está nas últimas posições. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) atende a 155 alunos. Há oferta de Ensino Médio e Educação de Jovem e Adultos (EJA).
Sobre a péssima nota da unidade na avaliação nacional, a Seeduc informou que o colégio está localizado no município com pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. “Essas dificuldades impactam na aprendizagem dos alunos, que chegam ao Ensino Médio com defasagem de conhecimento. Destacamos que o Exame não avalia as unidades escolares da rede, já que é optativo”, relatou nota.
Como forma de melhorar o rendimento da unidade, a Seeduc diz que já desenvolve o “Projeto Reforço Escolar, em parceria com a Fundação Cecierj, que oferece Letramento em Leitura e Escrita e Letramento em Matemática para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular e para as turmas da 1ª e 2ª séries do Curso Normal”.
Embora existam notas tão distintas entre as unidades escolares no Enem, o Rio de Janeiro é pioneiro na criação de um Currículo Básico para toda a rede de ensino. Essa foi uma das principais ações desenvolvidas pela Seeduc no ano de 2011, marcado pelo início da implantação do novo Programa de Educação do Estado. “Além de reduzir as desigualdades entre as escolas, a iniciativa contribuiu para o salto do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): o Rio saiu da 26ª colocação, em 2009/2010, para a 3ª melhor nota de todo o país, em 2013/2014. (No Enem 2014), o Rio manteve-se entre os dez primeiros colocados do Brasil, em 7º lugar”, afirmou a Seeduc. Fonte folha da manhã/ leia matéria Completa



Nenhum comentário