Mais de 100 mil reais investidos em benefício de famílias carentes em Bom Jesus do Norte



A Secretaria municipal de Assistência Social do Município de Bom Jesus do Norte realizou no mês de julho a entrega de materiais de construção para 67 famílias que precisavam fazer algum tipo de reforma ou ampliação em suas residências, e que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os recursos fazem parte do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcop), que liberou para o município, em 2015, o valor de R$ 114 mil reais. Desse total, cerca de 30% foram investidos na compra de cestas básicas, e os outros 70% foram utilizados para compra de materiais de construção.
Após a entrega do material que incluiu cimento, brita, areia, pisos, ferragem entre outros a Secretária Municipal de Assistência Social, Marilane Gripp Vargas visitou algumas famílias que foram beneficiadas com o programa. Entre as beneficiadas, está a família da dona de casa, Tereza de Souza, 44 anos. Morando em apenas dois pequenos cômodos, junto com 4 crianças com  idade entre 5 e 11 anos, dona Tereza recebeu da Secretaria de Assistência Social, materiais suficientes para construir mais 3 cômodos além um banheiro.
Mãe de um menino de 11 anos, a dona de casa viu sua rotina ser modificada, quando no dia 23 de junho deste ano a sua irmã faleceu, deixando 3 filhos menores que hoje dividem o pequeno espaço da casa, localizada no Bairro Grande Vitória. Apesar dos problemas, dona Tereza cuida com carinho dos sobrinhos, e agradece o apoio que tem recebido “Muitas pessoas tem nos ajudado, e a dona Marilane e a equipe da Secretaria tem sido muito importante na minha vida, nesse momento de adaptação a essa nova realidade” disse  emocionada a dona de casa que está contando com a ajuda da mão de obra  do irmão para construir o nosso espaço.
Segundo Marilane Gripp Vargas, o trabalho da Secretaria nesse projeto não se resume a doação de materiais “Nossa equipe faz o acompanhamento da família de modo geral, pois além das ajudas imediatas, oferecemos também cursos profissionalizantes, psicólogos e assistentes sociais que viabilizam a inserção dessas pessoas nos diversos programas sociais existentes” informou a secretária.
Além do trabalho desenvolvido diretamente na Secretaria, a estrutura da Assistência Social conta ainda com equipe multiprofissional que atua na unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no centro da cidade e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Bairro Vista Alegre onde são desenvolvidos vários cursos, palestras para gestantes e atividades para a Terceira Idade.

Nenhum comentário