Ministério da Cultura e UFF realizam ação em quilombos de Quissamã, RJ




O Ministério da Cultura e a Universidade Federal Fluminense (UFF) realizam o 1º Encontro de Saberes da Comunidade Quilombola Machadinha em Quissamã, no Norte Fluminense. O Projeto Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos será realizado nas comunidades do Bacurau, Mutum e Santa Luzia, nos dias 22 e 23 de agosto.

A programação conta com oficinas gratuitas de culinária quilombola, beleza negra, tambores - abertas a comunidade e convidados; cortejo do Boi Surubim e Boi da Escola do Quilombo pelo Núcleo Cultural Machadinha; exposição - Raízes do Sabor, com comidas típicas produzidas nas oficinas e mesas de debates, entre outras atividades.

O encontro tem como finalidade a criação de espaço de trocas. O programa "Territórios Criativos", que já foi realizado na região do Cariri (CE) e Paraty (RJ), dá início a um movimento contínuo de ações que proporcionam a revisitação das memórias da comunidade, a capacitação de agentes locais em diferentes níveis: artístico e cultural, organizacional e de gestão. O objetivo é valorizar e manter vivas e dinâmicas as tradições, as festas, os folguedos, a culinária, o artesanato, as danças populares.

Personalidades como Dona Gerusa, Mãe Preta e Zezé de Sr. Tilde (culinária quilombola); Mestre Dengo e Mestre Leandro (tambores) já confirmaram a presença. O Fado de Quissamã, o Jongo e o Forró são algumas das atrações da noite de confraternização cultural.

Depois de Quissamã, o "Territórios Criativos" chega em Madureira, no Rio de Janeiro, dias 28 e 29 de agosto e, também, promete ser um evento com muita troca de experiências e com algumas das apresentações culturais mais representativas de Madureira - samba, jongo, religiosidades, entre outras.

Nenhum comentário