Poucas e boas de São Francisco e Região



Bem minha gente! Estamos de volta com as poucas e boas do mundo inviolável do poder. A ilustração da coluna de hoje é bem diferente. A foto de uma bananeira “plantada” no meio da Rua Maximiliano de Andrade, em Gargaú. Sobre a foto, comentamos também na coluna.
O jogo é bruto
As articulações políticas em São Francisco estão a todo vapor, pelo menos nos bastidores. Depois de deixar o governo onde estava como Secretário de Transportes, o suplente de vereador, Renato Roxinho segue como oposição ao atual governo e tenta conquistar a sua tão sonhada vaga no legislativo. Pessoas ligadas ao ex-chefe, afirmam que o rolo compressor em cima do rapaz vai ser pesado. O seu reduto eleitoral vai ser minado com o máximo de candidatos possível. O ultimo que já anunciou a sua pré- candidatura no facebook foi o primo, morador de Aroeira. Outros nomes estão surgindo.
O jogo é bruto II
A mesma estratégia está sendo usada na região de Praça João Pessoa. Mesmo sendo aliado, o fogo amigo tá comendo pelas beiradas. A quantidade de  candidatos em Praça João Pessoa daria para encher um ônibus. Essa estratégia indica uma reeleição quase impossível para os dois vereadores da região.
João Peixoto e Carla Machado
Em São João da Barra o PSDC deverá caminhar com Carla Machado, pelo menos foi o que afirmou a ex-prefeita em sua pagina no face. João Peixoto, presidente estadual da sigla, bateu o martelo e decidiu por Carla. “Gratidão” essa foi a definição de Carla, quanto ao posicionamento de Peixoto. Quando Carla era prefeita, João recebeu o seu apoio e foi o mais votado no Município.
Em São Francisco
Seguindo a tendência de São João da Barra, o PSDC de São Francisco deverá ficar na oposição. Essa afirmação foi feita recentemente pelo próprio deputado que chegou a cogitar o seu nome como pré- candidato a sucessão do atual Prefeito. Ainda sem uma posição oficial, Peixoto é cauteloso, não afirma e nem desmente uma possível candidatura na majoritária em São Francisco. Por enquanto, Pedrinho vai nadando de braçada em um rio com pouca água.
Pesquisa, saiu mais uma  
Cantor canta, não faz milagre pelo menos foi o que mostrou a ultima pesquisa de intenção de votos fechada essa semana em São Francisco. A rejeição continua estratosférica, enquanto que o percentual de votos despencou. A luz de alerta está acesa na casa grande.
Professores, pra quê?
A relação entre professores e vereadores não está nada boa, na ultima semana foi votado pela Câmara um minguado aumento de 4% para os servidores, porém os educadores ficaram de fora. Um “entendimento” coletivo dos vereadores, possibilitou que a mensagem fosse aprovada sem dificuldades.
Professores, pra quê? II
Enquanto os professores desfrutam dos seus “polpudos” salários, a nossa investigadora da vida alheia, Vó Filó descobriu que uma hipnose coletiva está levando várias autoridades a investir seus proventos na região dos lagos.
Investindo
Depois de um velho conhecido da política local adotar o balneário de Búzios como refugio dos fins de semana. No ano passado,  Vó Filó descobriu investimentos em Rio das Ostras de outra autoridade, e agora a mais nova aquisição imobiliária aconteceu em Cabo Frio. Alguém resolveu voar mais alto para um ninho naquela  cidade.       Falante e bom de promessa, o calouro  segue se achando e achando que ninguém tá sabendo.
Enquanto Isso...
A criatividade do morador de Gargaú me surpreende a cada dia. Um criativo morador resolveu “plantar” um pé de bananeira no meio da Rua Maximiliano de Andrade. Uma forma de protesto bem humorada. Se a Rua não serve para transitar, pelo menos serve para plantar, e com a “pouca” lama do local, a bananeira já deu até cacho. Fica a sugestão de enredo para o próximo Carnaval “Gargaú terra de gente do bem, do peixe do caranguejo e até banana tem”. Com esse enredo, e em 2016 sendo ano de eleição, quem vai ganhar uma fruta de presente da população? Fica o registro.
Papinha não
Durante a visita do Pezão em São Francisco na semana passada, o deputado calouro Papinha(PP) voltou pra casa com a orelha doendo. Depois da cerimônia, o deputado foi se desculpar com Pezão, pois teria chegado atrasado na Assembleia Legislativa(Alerj), no dia de uma votação importante e do interesse do governo. “Deputado, assunto de Assembleia eu trato direto com Picianni” disse o Governador. Podia dormir sem essa!
Ainda sobre Pezão   
Comenta-se nos bastidores da Alerj, que o mais novo aliado do Governo do Estado poderá ser o novato deputado Bruninho, de São João da Barra. Afilhado político do filho da prefeita de Campos, Bruninho foi eleito pelo Partido da Republica(PR). O jovem esteve sempre ao lado do Governador Pezão, na visita em São Francisco, mostrando certa proximidade.  
E por falar em PR...
O mais novo desafeto político do ex-deputado Garotinho é o deputado  estadual Jair Bittencourt de Itaperuna. Assim como Bruninho, Jair foi eleito pelo Partido da Republica(PR).  Jair, mais rápido do que se imaginava, passou a compor o grupo  de apoio ao governador Pezão. Como represália Garotinho, presidente estadual da sigla fez intervenção do partido no município e agora tenta a expulsão do Jair Bittencourt.
E por falar em PR...II
Em São Francisco o partido segue, pelo menos por enquanto, na base de apoio ao governo, porém os exagerados elogios do chefe do executivo municipal direcionados ao Pezão recentemente, não ecoou bem aos ouvidos do ex-deputado, hum...

12 comentários

Anônimo disse...

Sugiro uma matéria boa para vc ver a opinião do povo,para que partidos menores não aceite vereador de mandato e nem coligação com nenhum deles,deixar fazer um chá pão e ficar alguns sem mandato para o próximo ano.Eles não pirraca o povo os partidos de menor porte que os vereadores defamam como enchedores de linguiça não derem mole e bater o pé e não aceitar.Chegou a hora de dar o troco.

Anônimo disse...

Juro que fico com pena do Renato Rochinho,fautou humildade e poder de decisão,deixou um grupo de amigos que ele conseguiu empregar,que vão votar claro mais de forma muito escondida,sem poder caminhar com ele porque continua trabalhando no governo Pedrinho,hoje estar nas mãos dos outros,se quer soube articular partido e pessoas para caminhar a seu lado é nítido aqui em Imburi que essa saida de secretário de transporte do governo não fez bem para ele,e se tem uma familia que não pode reclamar do governo pedrinho se chama a familia Rochinho,quando assumiu a prefeitura teve seus 3 filhos nomeados como secretários,contra tudo e contra todos ele manteve.Mais como dizem os mais velhos politicos picado pela mosca azul é assim.

Anônimo disse...

Vc abordou nessa matéria esse assunto,me diz porque o homem público vende o seu mandato,como se fosse assinar 48 promissória do seu mandato inteiro,não poder dar opinião em nada,se quer uma obra,uma creche quebrada,ou até mesmo fiscalizar essas vacinas no hospital,mais como seu voto é vendido e seu mandato é comprado vc não tem como opinar em nada.Hoje são Francisco de Itabapoana ta esperando por nomes novos,esses ae deixaram a desejar pelo interesse pessoal e não para beneficiar a população,jovens q a gente achava que ia deslanchar na politica do interior,mais o prefeito jogou a rede e eles cairam,postam em rede social requerimento pra qui,requerimento pra li,ja sabendo que não vai ser atendido pelo simples fato de estar sendo muito bem pago,hoje a gente ver as pesquisas e eles tomam susto nas comunidades que foram criados,e cada dia que fazem pesquisa é muitos pontos que ele perdem com as familias,molekada não por qualquer 20 reais votam,mais cidadão de bem é difícil um que acredita nesses(a) mais.Alguns ficaram pelo caminho jogando fora uma carreira política que poderia ser brilhante,mais tão ae não ajuda o servidor pior só preojudica,saúde mau,educação mau,esporte nem se fala.Vamos tirar como visão de futuro eleições ano que vem e em 2017 esses mesmos cidadãoes se eleja e o municipio continue na mesma miséria porque ele estar contribuindo direto para isso como o pior Indice de IDH do estado do Rio de Janeiro,manchetes de jornais e revistas de pesquisa :coloca nosso município São Francisco de Itabapoana como município mais pobre do estado do Rio,isso é verdade vc pode procurar não adianta ficar pregando mentiroso para as pessoas.Deus nos dê homens e mulheres que pensam na gente no próximo mandato e não em si proprio.

Anônimo disse...

Vo filó veja pra nós aqui de ilha dos mineiros com o prefeito o secretário de esportes,porque nossa comunidade foi usada como comunidade pobre para conseguir o projeto Zico e agora o projeto ta no campo do fiinho em guaxindiba,será q a equipe do zico sabe disso,estranho q na eleição meu filho chegou em casa com 2 papéis a mando do prefeito e do secretário para votar,se não acabaria o projeto aqui na ilha como acabou e foi pra guaxindiba,nossos filhos praticava esporte na porta agora sem transporte caminha a pé até fiinho,imagine a distância. Agora por não usarem o campo,o povo invadiu fez terreno e vão meter obra no lugar,carlos eu acho isso errado usar uma comunidade pobre ora ganhar esse projeto e beneficiar guaxindiba que não tem nada haver.

Anônimo disse...

Quem é o vereador que agora é cabofriense gente? é vovó timhoza

Anônimo disse...

O do centro da cidade ta em Barretos curtindo o nosso dinheiro com a familia.

Anônimo disse...

DIZEM AQUI EM PRAÇA QUE OS DOIS VEREADORES TÃO FAZENDO UMA PESQUISA DE OPINIÃO PARA QUE UM APOIE O OUTRO EM 2016,SÓ QUE MESMO JUNTANDO TA DIFÍCIL,AS PESSOAS ESTAO INDO NAS CASAS E FAZENDO UM COMPLO CONTRA OS DOIS.DIZEM COM A VOZ ALTA SE TIVER UM DOS 2 PRA VOTAR VOTE EM BRANCO

Anônimo disse...

foi bom falar esse cara ta na secretaria do esporte de tanto ele enxer o saco do Vladimir Garotinho,fez 100 votos o partido todo PC do B, 400 votos só. Se acha ninguém gosta aqui na praia só serve pra falar mau de pastor.

Anônimo disse...

Tem vereador Riostrense também.

Anônimo disse...

Na próxima eleição em São Francisco tem muita gente se candidatando, e a maioria deles só vão te conhecer agora. Na política.

Anônimo disse...

E os outros nomes pro executivo? Além da oposição, já se fala até em gente do governo querendo tomar o lugar do prefeito

Anônimo disse...

ANÔNIMO: MAL COM L, CONTRARIO DE BEM. FOI MAU.