Cinquenta e sete pássaros resgatados de cativeiro e material de caça apreendido em SFI


Cinquenta e sete pássaros silvestres foram regatados de cativeiro, a tarde de sexta-feira (02/10) por agentes da Secretaria de Meio Ambiente (SEMASFI) e policiais  da 3ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm/PMRJ). A ação realizada em duas residências em atendimento a denúncia anônima, na localidade de Quatro Bocas.
As aves estavam sendo mantidas em cativeiro sem a devida licença dos órgãos ambientais.  Entre os pássaros havia um papagaio, um currupião, coleiros, canários-da-terra, todos acondicionados em gaiolas.
No local foram apreendidos, ainda, quatro alçapões, armadilhas de caça, dez varetas de ferro e um pote contendo visgo. F.A.S., de 26 anos, e R.R., de 22 anos, assumiram que não possuíam licença para manter os pássaros em cativeiro e foram conduzidos para a 147ª Delegacia Legal, onde prestaram depoimento e responderão por prática de crime ambiental, com base no artigo 29 da Lei Federal 9.605/98. 
Os pássaros apreendidos, devido o estado que se encontravam, foram encaminhados pela SEMASFI para o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagens (Nepas) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) onde passarão por avaliação de um médico-veterinário antes de serem considerados aptos para soltura.
Denúncias de ilícitos ambientais podem ser enviadas para o e-mail institucional: ambiente.pmsfi@yahoo.com.br

Nenhum comentário