Bom Jesus do Norte investe na capacitação de Gestores da Educação



Professora Margarida Eugênia

Cerca de 30 profissionais que atuam diretamente na educação do Município de Bom Jesus do Norte participaram, na ultima semana de outubro, de curso voltado para a Gestão Escolar, ministrado pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP). Durante 3 dias Professores, pedagogos, diretores e coordenadores tiveram a oportunidade de vivenciar  situações do cotidiano escolar através de fóruns, oficinas, palestras e outras dinâmicas que foram organizadas pelos próprios participantes, sob a orientação da Professora Margarida Eugênia e a Coordenação da Professora Nádia Pezzin.
Dinâmicas entre os participantes
Com duração de 20 horas, o curso abordou questões como; as competências do gestor do Século XXI, modelos de gestão, liderança, gestão democrática; indisciplina escolar, escola inclusiva entre outros assuntos que foram discutidos através das várias dinâmicas onde os participantes apresentavam situações vivenciadas no cotidiano escolar e em seguida, com a intermediação da Professora Margarida Eugênia, o tema era amplamente discutido entre os participantes “Competência, sabedoria e sensibilidade são indispensáveis para um bom gestor, e   o grupo de Bom Jesus do Norte é um grupo que está de parabéns, pois apresentaram perguntas e respostas; com muita interatividade  mostraram que estão buscando entendimentos necessários em um mundo contemporâneo cada vez mais exigente, com um publico escolar cada vez mais heterogêneo” afirmou a Professora Margarida Eugênia,  que possui amplo currículo na área educacional e de psicanálise.
Fóruns de debates
Paulo Freire, Rubéns Alves, Mário Sérgio Cortella, José Saramago, Marilena Chaui e vários outros pesquisadores da educação brasileira tiveram as suas ideias amplamente debatidas. “A proposta da Secretaria é oportunizar aos profissionais da Rede Municipal de Educação, a possibilidade de estudar as diversas propostas, as novidades, as possibilidades com objetivo único de levar cada vez mais à sala de aula um ensino de qualidade” afirmou Edmilson Carvalho, Secretário Municipal de Educação.
Durante todo o ano de 2015, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a ESESP e outras instituições, promoveu várias palestras e cursos visando à capacitação continuada dos profissionais dos diversos setores que envolvem a educação no município. No mês de novembro, a ESESP estará ministrando outro curso também voltado pra os profissionais da educação, abordando outras temáticas.  

Nenhum comentário