Drogas e violência são temas de projeto em escola de Bom Jesus do Norte





Cerca de 200 alunos, do 6º ao 9º da Escola Municipal Coronel Antonio Honório, no município de Bom Jesus do Norte participaram durante todo o mês de outubro, de um projeto que teve como foco a conscientização de adolescentes quanto aos perigos das drogas e a violência. A iniciativa foi da direção da escola juntamente com a Coordenação Pedagógica e Professores que buscaram parcerias com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, Conselho Interativo de Segurança, Polícia Militar além de voluntários que desenvolvem atividades de prevenção as drogas. 
Com o tema “Diga Sim a Vida e Não as Drogas”, o projeto contou com 4 palestras que aconteceram uma vez por semana, buscando sempre a relação do tema proposto. Em uma das palestras, proferida pelo Subtenente Ivanildo, da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, os jovens receberam informações sobre o Crack, uma das drogas mais devastadoras do organismo humano. Vídeos com depoimentos de drogados; fotos de pessoas famosas, mostrando o antes e o depois do uso do Crack, e uma sessão de perguntas e respostas foram ações que fizeram parte da palestra “A intenção é impactar o jovem, é fazer com que ele entenda que usar drogas é coisa séria e pode matar, e está matando centenas de pessoas todos os dias, por isso a palestra e séria, impactante”. Explica o Subtenente Ivanildo que atua no Programa Educacional de Resistência às Drogas– PROERD.
O resultado do projeto já começa a surtir efeitos positivos. “Já estamos percebendo a mudança de hábitos de alguns alunos, a proposta valeu a pena, e já estamos planejando para 2016 uma ação por mês, abordando o problema” disse a diretora da escola, Márcia de Azevedo Marques. O envolvimento de toda a escola na proposta, além do apoio da coordenação pedagógica e da Secretaria de modo geral foi fundamental para o sucesso do projeto, segundo Ela. “Não adianta um professor participar e outro apenas olhar, é preciso o envolvimento de todos, e isso nós tivemos, inclusive com total apoio da Secretaria de Educação” finalizou Márcia.
Além do Subtenente Ivanildo, participaram também do projeto; o Psicólogo Fábio Baudson Moreira de Assis e a Assistente Social,  Lízia Deletorre, ambos atuam no Centro de Referência da Assistência Social(CRAS) do bairro Vista alegre; além de Leandro Rezende e Cleiton Pedrosa, voluntários que desenvolvem atividades sociais com dependentes químicos.




Nenhum comentário