Em Bom Jesus do Norte escola abre as portas para a comunidade e comemora 41 anos de organização.




No Município de Bom Jesus do Norte, a Escola Municipal Minervina da Silva Araújo comemorou no  dia 11 de novembro,  41 anos de organização. Junto com o aniversário foi promovido o Dia da Família na Escola que contou com palestras, brincadeiras, coreografias e homenagens aos alunos. Dentre as atrações, a escola promoveu o encerramento do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos(JEPP), uma parceira entre a Secretaria Municipal de Educação  e o  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(SEBRAE). Os alunos contaram também com aplicação de flúor e distribuição de Kit de Higiene Bucal além de distribuição de material informativo sobre a Dengue, ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde.  A programação festiva, que contou com a presença de vários pais de alunos, teve em sua abertura uma rápida prestação de contas que foi feita pela diretora da escola, Lúcia Scudino. Em seguida alguns alunos foram homenageados recebendo presentes e medalhas.
Após a cerimônia de abertura, teve inicio a  feira do JEPP, proposta do SEBRAE para trabalhar a educação empreendedora no ensino fundamental.  Pela proposta, os 85 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental tiveram a oportunidade de dar os primeiros passos em direção a educação financeira. A proposta pedagógica foi iniciada no mês de maio, com a capacitação dos professores participantes. Em seguida, sob a supervisão do SEBRAE, foram desenvolvidas com os alunos 5 oficinas onde  foram ensinadas noções de compra e venda, margem de lucro, administração de empresas, poder de negociação entre outras noções básicas do empreendedorismo.
Nesse período, os alunos organizaram as suas empresas, e a apresentação das empresas com os produtos colocados a venda aconteceu em formato de feira,  durante as comemorações do Dia da Família na Escola ocasião em que o público teve a oportunidade de conhecer o trabalho e comprar produtos desenvolvidos pelos alunos durante o processo de aprendizagem. O 1º ano desenvolveu a proposta de uma empresa para produção e comercialização de ervas aromática; o 2º ano trabalhou com a empresa de temperos naturais; o 3º ano trabalhou com oficina de brinquedos ecológicos; o 4º ano com empresa de locação de produtos e o 5 º ano com uma empresa de sabores e cores. A Escola Lar André Luiz também participou do projeto apresentando uma loja de venda de temperos onde foram comercializas mudas plantadas pelos próprios alunos. O lucro da feira foi dividido entre os alunos.
Para Maria Sávia Pereira Costa, pedagoga da escola, o projeto foi positivo, pois foi possível trabalhar vários temas além da educação financeira “Aprender a fazer, aprender a tomar decisões em grupo, descobrir a importância da preservação do meio ambiente, são conteúdos importantes que irão contribuir na formação do aluno ao longo de toda a sua vida” declarou a pedagoga. Além da Escola Minervina da Silva Araújo e da Escola Lar André Luiz, estão participando do projeto; as escolas São Sebastião e Coronel Antonio Honório que estarão realizando as suas feiras nos dias 27 de novembro e 03 de dezembro respectivamente. A informação foi repassada pela coordenadora pedagógica da Secretaria, a Professora Rosalina Pimentel, que participou ativamente das atividades da feira. VEJA AQUI MAIS FOTOS

Nenhum comentário