Em Gargaú, moradores participaram de curso de produção textual promovido pela Petrobras



 Na sexta-feira(27/11) aconteceu na localidade de Gargaú, litoral de São Francisco de Itabapoana,  o encerramento de Curso de Produção Textual, promovido pela Petrobras através do Programa Agenda 21. O curso com 40 horas de duração foi aplicado em 13 encontros que aconteceram na Escola Municipal da localidade. Os alunos tiveram a oportunidade de discutir propostas de melhoramentos para a comunidade através de temas relacionados a organização social, discussão de problemas locais, regional e global.
No ultimo encontro, foi apresentado o trabalho final com a produção de “Jornal Mural”, ocasião em que através de cartolinas, os alunos colaram fotos e descreveram sobre temas relacionados a localidade. Divididos em 3 grupos, os  18 alunos compostos por  moradores de Gargaú, desenvolveram 2 jornais contando um pouco da história da localidade. Os pontos históricos, os casarões, as lendas, as histórias e Estórias contadas sobre a lendária Gargaú que até hoje encanta quem por lá decide visita-la. A terceira equipe apresentou um estudo informal sobre o Parque Gerador de Energia Eólica, instalado na comunidade. Os alunos apresentaram as vantagens e desvantagens que as enormes torres representam para a bucólica Gargaú. Um ponto curioso sobre as Eólicas apresentado pelos alunos, é o fato das enormes torres interferir diretamente na fauna e flora da região onde está instalada, afugentando animais nativos daquelas áreas, além de ter degradado a região, e nenhuma política compensatória ter sido implantada pela empresa responsável.
Segundo as professoras Tânia Regina e Leila Barcelos, que atuaram diretamente na proposta, o projeto segue  em sua 2ª fase com inicio no dia 03 de dezembro trabalhando o segundo módulo que será voltado para o empreendedorismo. “A proposta é composta por 4 módulos, sendo os dois últimos focados na aprendizagem de elaboração de projetos e estruturação de Pessoa Jurídica” Informou.
Para o próximo modulo que terá inicio no dia 3 de dezembro, e terá o empreendedorismo como proposta central, foram disponibilizadas 35 vagas. Todo o curso é gratuito e as inscrições poderão ser feitas no local. As aulas acontecem das 18:00hs ás 21:00hs.  
O Programa Petrobras Agenda 21 foi criado pela petrobras para proporcionar o desenvolvimento sustentável nas áreas de influência onde estão instaladas unidades operacionais da estatal. A proposta é dar apoio às comunidades na construção e implementação das Agendas Comunitárias.

Nenhum comentário