Histórias de sucesso em São Francisco de Itabapoana



Canteiro de Berinjela orgânica

Não é a primeira vez que falamos da Associação de Moradores e Produtores Rurais de Carrapato, zona rural de São Francisco de Itabapaoana, localidade que também é conhecida como Nova Belém. Na ultima semana a nossa equipe esteve visitando a sede da associação e conhecendo as novidades. Além da Horta Orgânica desenvolvida através de parcerias com os governos do estado e federal, a entidade desenvolve simultaneamente várias outras atividades. Em um bate papo informal com o amigo Alaido Gomes, presidente da associação, ele nos conta com orgulho as ultimas conquistas. Além da horta, através das parcerias são realizadas várias atividades culturais, cursos profissionalizantes além de ações de geração e renda imediata para pequenos produtores, com a participação em processos de venda da produção agrícola familiar para a merenda escolar da rede municipal.
Beterraba Orgãnica
 Depois que visitamos a horta(Veja aqui matéria completa sobre a horta) fizemos uma visita ao salão de reuniões recém construído no segundo piso do prédio da associação. No local também estão computadores novos que são utilizados no curso de informática básica que é oferecido gratuitamente a população.  A ultima grande conquista, segundo Alaildo, é o curso de Panificação e Desidratação de frutas que está sendo aplicado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) de Bom Jesus do Itabapoana.
São 13 anos de dedicação na comunidade de aproximadamente 1500 habitantes. De Jeito simples no falar, Alaildo é uma das referências do associativismo em São Francisco de Itabapoana. “A nossa comunidade chega junto com os nossos projetos, temos companheiros que atuam efetivamente junto com a gente, por isso que a associação tem se destacado” declarou Alaido que conta com uma diretoria atuante e uma participação ativa da pequena comunidade.
Alface Orgânica que é comercializada no local e distribuída no comércio 
Cursos de informática básica atendendo a mais de 50 alunos

Amigos que encontramos durante a visita
Ao  fundo um banner com os objetivos da Associação

Um comentário

Unknown disse...

Parabéns Alaildo , vocês merecem colher os frutos, arregaçaram as mangas e mostram os resultados do trabalho de vocês, e que mostram o sentido da comunidade se unir para o bem de todos...