Mutirão da Dengue em Gargaú, que mutirão?



Praça principal da localidade(foto arquivo)
Prefeitura anunciando o "mutirão"
A Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana alardeou que estaria realizando um “Mutirão” contra a Dengue na localidade de Gargaú. O que se viu foi alguns funcionários da Secretaria de Saúde, inclusive agentes comunitários que não tem a função de atuar como agente de endemias,   distribuindo material informativo sobre o mosquito.
Conscientizar é muito importante, sem duvidas, e é extremamente válido esse trabalho que deveria ser permanente, porém no meu entendimento mutirão é quando vários departamentos e secretarias municipais se reúnem  em uma força tarefa para “dar uma geral” de limpeza nos focos existentes na comunidade, e dá uma resposta imediata a sociedade.   A ação desta quinta-feira(19/11) pouco ou nada resolverá, pois segundo alguns moradores a localidade está passando por sérios problemas na qual muitas pessoas estão com suspeita de Dengue.  
Oba oba para ser fotografado e sair nas redes sociais não irá resolver o problema. O compromisso da prevenção é de todos; da sociedade e do poder público, espero que a comunidade esteja fazendo a sua parte para que o poder público municipal seja estimulado a fazer a sua, e de forma correta.

2 comentários

Unknown disse...

Certamente, não irá resolver o problema, porque é uma ação de baixa escala,pontual, e sem características de movimento físico para remoção de inservíveis em terrenos baldios,pneus em cicles fechados e ou em lajes,lixão irregular clandestino na Barra Velha,piscinas de turistas,quintais, e espaços onde faz-se um amontoado de copos e garrafas Pets como na Lagoa do Comércio, e na da Praia.Um mutirão para ser exemplar, deve ter prioritariamente a participação dos gestores do executivo e Legislativo, principalmente caminhar e dar como exemplo o ato.Obviamente, não podemos contar com a pseudo AMAG, que vive de otos em face.Francamente!!!

Anônimo disse...

Meu querido Carlos Jorge não sei se você está informado mas os agentes de endemias fizeram o seu trabalho de tratatamento em todas as residências de Gargaú a uns 15 dias atrás. Quero dizer no popular q os agentes colocaram larvicida nas residências de Gargaú,mas tiveram q voltar agora com o trabalho de eliminação de focos e coincitização a população e se caso vc não saiba o agente da dengue trabalha com ciclo e esse ciclo é de 2 meses e antes disso ñ se pode voltar na mesma,por isso hj foi feito esse trabalho para q as pessoas sejam coincitizadas.E esse trabalho é sim também do agente comunitário.Mas quero lembrar a vc que nenhum agente que seja de endemia ou comunitário é responsável para fazer a limpeza nos quintais dos moradores.