Chefe do Cartório Eleitoral de São Francisco fala sobre regras das eleições/ Leia e ouça a entrevista

O que pode e o que não pode nas eleições de 2016, esse foi o tema da entrevista exclusiva que fizemos com Jorge Louback, Chefe do Cartório Eleitoral de São Francisco. O município de São Francisco conta com 36.706 eleitores aptos a votar, possui um histórico conturbado na política com afastamento de vereadores e prefeitos, prisões, cassação de mandatos e muita disputa pelo poder que perpassa os caminhos normais do voto. Nesse conturbado cenário, o município segue como um dos mais pobres do Estado do Rio de Janeiro. Nesse cenário nada favorável, está a Justiça Eleitoral, responsável por organizar e conduzir de maneira democrática o pleito de 2016. As mudanças na Minirreforma Eleitoral e as novas regras foram discutidas durante a entrevista.
Entre as principais mudanças está a pré-campanha, proibição de doação por parte de pessoas jurídicas, limite de gastos, e a proibição de placas. Sobre a pré-campanha, este ano a justiça autorizou, inclusive com reuniões em áreas abertas-ruas e praças-. Na pré-campanha o pré-candidato pode discutir as suas propostas, porém não pode pedir o voto.

Outro tema da entrevista foi a proibição de doação por parte de empresas, este ano as doações só poderão ser feitas por pessoa física. Em São Francisco de Itabapoana o limite de gastos em uma campanha para vereador será de R$ 13.502,30. Para a campanha de prefeito será permitido uma despesa de R$ 219.676,14. Jorge destacou que a justiça vai atuar com muito rigor nessa questão de despesas “O candidato poderá ganhar e não levar, pois estamos com uma boa estrutura de fiscalização quanto aos limites de gastos. Se ele declarar, por exemplo, que comprou 100 adesivos e visualmente constatarmos que a quantia é superior a declarada, nós iremos registrar e encaminhar ao Ministério Público”, alertou.

Uma tática muito usada pelos candidatos são as placas. Este ano elas estão proibidas, apenas o adesivo foi autorização com tamanho máximo de 50X50, além disso, também está autorizado o uso de adesivos microperfurado para veículos, com tamanho máximo do vidro traseiro.
Carlos Jorge(Blog), Jorge Louback(chefe do cartório) e Mário Dias(assistente da chefia)
Ainda na entrevista, perguntei ao chefe do cartório se os 4  pré-candidatos para o pleito de 2016 em São Francisco  estão aptos a registrar e prosseguir com as suas candidaturas - Bebeto Ramos(PSC), Marcelo Garcia (PSDB), Francimara Barbosa Lemos(PSB) e Pedrinho Cherene(PMDB). “Até a presente data, todos os pré-candidatos estão aptos. É possível que seja apresentada denuncias contra um ou outro candidato, porém até a presente data nenhum dos nomes apresenta qualquer problema com a justiça eleitoral” finalizou Louback. Este ano, o Cartório Eleitoral de São Francisco contará também com os serviços do Mário Dias, Assistente da Chefia.
Ouça a 1ª parte da entrevista 
  Ouça a 2ª parte da entrevista

Nenhum comentário