Em meio ao esgoto, alunos vivem em total desconforto em escola de São Francisco de Itabapoana


O blog recebeu fotos enviadas por alunos da Escola Municipal Décio  Machado, em Barra do Itabapoana, São Francisco de Itabapoana.  Nas imagens é possível ver esgoto a céu aberto dentro do pátio e bem próximo do local onde os alunos fazem as suas refeições.  Segundo fomos informados, a escola não conta com refeitório e os alunos fazem as suas refeições  pelo pátio sem nenhum estrutura e higiene. “Sou aluno da escola Décio Machado, não  estou suportando a falta de interesse dos órgãos responsáveis. A minha escola está abandonada, por favor me ajuda. Não temos mesa no refeitório, comemos com o prato na mão, perto do esgoto. O mal cheiro é insuportável” desabafa um aluno(a) que pediu para manter anonimato.


Junto com à denuncia, recebemos um número de telefone de um orelhão que funciona dentro da escola e que a direção da instituição usa como referência. O número (22) 27896197. Foram várias tentativas de ouvir a diretora através desse número, sem sucesso. Como sempre fazemos, deixamos o espaço para que a direção da escola ou a Secretaria de Educação possa dar explicações sobre a questão do refeitório e porque o esgoto está sendo jogado no  pátio da escola, podendo causar doenças nas crianças. Em tempo, vale destacar que 2 vereadores residem em Barra de Itabapoana,portanto, mais 2 motivos para que soluções urgentes sejam tomadas.


17 comentários

OTAVIO disse...

Este fato só mostra o descaso da Diretora com os seus alunos, da secretaria de educação que deveria fiscalizar o andamento da escola e sem falar da Prefeitura que a meu ver no momento os responsáveis só estão preocupados com a corrida eleitoral, esquecendo-se das suas obrigações. Cadê os Pais dessas crianças que já não tomaram nenhuma atitude de cobrança e solução contra a escola?Isso é simplesmente vergonhoso.

Anônimo disse...

décio machado é de barra do itabapoana também sou dessa escola o problema maior é essa diretora que não tem interesse é uma diretora horrível minha irmãzinha as vezes chega em casa chorando por os meninos grandes implicam com ela o prefeito tem que tirar ela daqui por que não aguentamos mais não fazem nada nada.

Anônimo disse...

Tem escolas que estão sendo enfeitadas só por fora , sendo pintadas por fora para o povo ver ,principalmente as que são zonas eleitorais, mas se for verificar o que falta para os profissionais trabalharem é muita coisa.

Anônimo disse...

Não sou governo e muito menos oposição. Observo as matérias aqui e em outros blogs postadas. Só acho estranho que só aparecem fotos dos descasos (como é sempre citado). Mas em momento algum eu vejo fotos das escolas reformadas e as melhorias que o governo tem feito. Vamos ser imparciais meu povo. Reclamando, mas elogiando também, assim a balança fica equilibrada.

Anônimo disse...

Bom dia!! Infelizmente esta é a triste realidade da Escola Municipal Décio Machado.A pouco tempo o Prefeito se vangloriou com a inauguração do centro de informática da escola e hoje esta completamente desativado, não há um simples ventilador nas salas,merenda é biscoito com leite ou arros com ovo cozido uma total falta de respeito.A única pessoa que tem acesso a internet na escola é a DIRETORA,um exemplo de gestão democrática.Espero coisas melhores para o Décio machado,pois é triste ver esta precariedade da escola e principalmente das ruas de acesso a escola neste periodo de chuvas. obrigado

Pai de aluno.

Anônimo disse...

Absurdo! A direção e a SMEC não tomam um atitude para resolver essa situação.Isso é omissão.Lamentável!

OTAVIO disse...

Parece-me que esta pessoa anônima não tem filhos na escola onde as crianças comem, brincam dividindo espaço com uma rede de esgoto aberta no meio do pátio da escola. Aqui o assunto não é política e sim da cobrança de medidas urgentes que os gestores da escola estão negligenciando. Por tanto não cabe aqui ser parcial e nem ser conivente com a má administração dos gestores. Afinal, eles ganham salários pagos por nós contribuintes para exercer esta função e as saúdes de nossas crianças são mais importantes do que política ou qualquer cargo ocupado por uma pessoa que me parece negligente.

Anônimo disse...

Minha Gente isso e só o começo. Com certeza vai virar promessa de campanha.E tem vereador correndo atrás do prefeito pra ser o próximo pupilo dele.kkkkk.Será que tem filho de Vereador estudando em meio ao esgoto?



Anônimo disse...

Não tem que elogiar não. Fazer, e com excelencia, nada mais é do que a obrigação da administração pública.

Anônimo disse...

Não tem como a balança ficar euilibrada , tudo fachada , a realidade é muito pior

Fabiana disse...

VC nao ve fotos de escolas reformadas pr e dever deles fazer isso, o descaso e a falta de cuidado é dever do cidadao denuciar, tem que fazer isso mesmo tirar fotos mostrar a realidade da educacao no municipio.

Anônimo disse...

Isto é vergonhoso , na verdade todos os diretores são contratados para abafar estas situações e só mostrar o que interesa para parecer que tudo esta indo bem,mais a verdade é que as escolas recebe verba para reparar estes e muitos outros problemas inclusive uma alimetação de qualidade ,a verdade é que o prefeito esta economizando para gastar com campanha eleitoral e acha que o povo é burro em votar nele de novo e continuar esta situaçao lamentável ,se esta deste jeito em preno ano eleitoral imagina só nos proximos quatros anos caso ele venha se reeleger coisa que eu duvido muito.

OTAVIO disse...

Em minha opinião, não devemos ficar falando de política, se é aquele ou se o outro que vai resolver o problema das escolas. Tudo há seu tempo. Temos é que exigir providencia para aqueles que estão ocupando os cargos administrativos agora, o problema está acontecendo e tem que ser sanado imediatamente. E depois eu acho que atacar as pessoas anonimamente, não é cortes e justo. Lembrando que aproveitadores de oposição seja ela qual for podem querer usar o nosso espaço cedido pelo BLOG do Carlos Jorge para querer tumultuar e não resolver o problema da escola e de nossos filhos.

Anônimo disse...

Bem depois da matéria,a prefeitura agiu rapidamente.kkkj

Anônimo disse...

É muito fácil observar e apontarmos somente para os defeitos, e claro que será sempre assim, somos humanos, e muita das vezes só queremos enxergar, ou até mesmo, discutir, aquilo que nos é incerto, mas o mundo não vive apenas de críticas negativas, também positivas! Sou morador da localidade, e tenho podido acompanhar a situação da escola. Tal fato relatado realmente ocorreu, como pode ser observado nas fotos, eu mesmo procurei saber se já haviam sido tomadas as medidas necessárias para a reparação do mesmo e fui surpreendido com um documento de requisição. Nosso município está longe de ser o melhor, temos poucas verbas, e as que temos, estão sendo utilizadas da melhor forma possível, como cidadão sanfranciscano, cheguei a tal conclusão. Em especial, a Escola Décio Machado, que também tem seus defeitos, tem o que melhorar, mas em vista do que era antes, melhorou muito, é muito fácil criticar quando o problema a ser resolvido não está em nossas mãos, após a nova direção, que, a princípio fiquei temoroso quanto a escolha, mas o tempo mostrou que foi uma boa acertiva, não só a direção, mas também a equipe de profissionais existentes ali, ajudaram a mesma crescer, fazendo com que melhorasse no conceito dos moradores, que antes era denominada uma escola "abandonada". Devemos refletir, antes de criticarmos, como não deve ser fácil para esses profissionais, acordarem cedo, receberem salários baixos, mas que podemos ver que fazem por amor, amor aos alunos, aos pais, à educação, que é uma base importantíssima para a formação de uma sociedade justa!

Anônimo disse...

Para de politicagem,o problema so foi resouvido porque foi feita a denuncia,onde ja se viu crianças merendar ao lado de coliformes fecais, sera que se tivesse algum filho seu nesta mesma situaçao voce estaria defendendo tanto assim?

OTAVIO disse...

Acho engraçado como as pessoas saem em defesa das coisas erradas. Ninguém aqui está desmerecendo o esforço e o amor dos professores e sua dedicação com os alunos. Eles os professores, como quase todos nos levantamos cedo para trabalhar e ganhamos muito pouco e o fazemos por necessidade e amor a nossa família. Mas a questão aqui não foi criticar e sim de cobrar uma providencia urgente dos responsáveis de uma situação que estava colocando a saúde e o bem estar dos alunos em risco. Quando uma pessoa se propõe em assumir um cargo de responsabilidade como administrar uma escola que estaria “morta”, mesmo sabendo que vai ganhar pouco e tem que levantar cedo, ela tem a obrigação de resolver qualquer problema sério e perigoso que ponha em risco a segurança e a saúde dos alunos, professores e funcionários imediatamente. Fazer requisições e ficar esperando alguém da secretaria da educação ou da prefeitura se mover, não adianta nada. Ela tem a obrigação resolver o problema, mesmo que tenha que fazer denuncia como essa criança o fez. Ser líder é uma coisa, querer ser é outra. O mais vergonhoso nesta historia toda, foi ver que precisou de uma criança desesperada fotografar e fazer esta denuncia por não aguentar mais conviver e comer entre um esgoto espalhado pelo pátio da escola. O que está faltando é mais participação e o acompanhamento dos Pais nas escolas de seus filhos. Cobrar, denunciar, fiscalizar, sim, é um direito e dever de todos. Deste jeito vamos melhorar a qualidade do ensino e das escolas onde nossos filhos são formados, afinal educação e respeito é uma base importantíssima para a formação de uma sociedade justa!