Vitória teve quase cinco acidentes de trânsito por dia em 2016

Quase cinco acidentes por dia foram registrados nas ruas de Vitória no primeiro semestre de 2016, com destaque para as vias de maior movimentação. Os dados são da Prefeitura de Vitória.
  O maior número de ocorrências foi por colisões ou choques. Um total de 608, representando 73% dos casos registrados.
  Para a Guarda Municipal, como o uso do celular ao volante lidera o ranking das infrações da cidade, a maior parte desses acidentes também está relacionada ao uso indevido do equipamento, considerando a experiência dos agentes e dos que estudam o assunto.
  “Não há registros (oficiais), porque os motoristas não relatam. Mas muitos deles estão dispersos com o uso do celular, falando, digitando e dirigindo”, ressaltou o secretário de Segurança Urbana da Capital, Fronzio Calheira Motta.
  A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) alerta que a atenção do motorista é interrompida diversas vezes quando ele tenta ler ou enviar mensagens no celular. A Organização Mundial de Saúde calcula que o risco de acidente aumenta 400% quando o motorista está no telefone.
  Somente o ato de pegar o aparelho leva até 4 segundos. Nesse tempo, o motorista vai desviar totalmente a atenção do trânsito, ressalta a Abramet em estudos recentes, assim como outras pesquisas internacionais que calculam esse tipo de risco.

Outros
  O segundo maior número de ocorrências de trânsito registradas no primeiro semestre deste ano na capital é de atropelamento. Foram 122, totalizando 15% das ocorrências. É seguido de perto pelos capotamentos ou tombamentos, que totalizam 100, ou 12% do total dos registros.

Mortes
  No primeiro semestre deste ano, em seis pontos da cidade, foram registradas mortes após acidentes envolvendo veículos. Cinco delas foram por colisão ou choque - incluindo um ciclista -, e uma sexta por tombamento.
Fonte: G1



Nenhum comentário