Ataque de hackers a servidores da Prefeitura de São Francisco ainda estão sendo investigados

No ultimo fim de semana hackers invadiram os  servidores da prefeitura de São Francisco de Itabapoana apagando arquivos do sistema. Seguindo informações de funcionários da prefeitura, muitos arquivos foram apagados, pois o ataque aconteceu aos computadores do servidor interno. A página da prefeitura na internet é hospedada em um servidor externo, porém serviços disponibilizados no site oficial dependem de dados que ficam armazenados nos servidores internos, estes que foram invadidos e estão inoperantes.
No inicio da tarde  desta terça-feira(18), entramos em contato com a Assessoria de Comunicação que, via whatsapp, encaminhou a seguinte nota: “Informamos que todas as medidas cabíveis junto aos órgãos competentes já foram tomadas e que todas as providências estão sendo adotadas para o pleno restabelecimento do sistema”.
Retornando o contato com a Assessoria de Comunicação, perguntamos quais tipos de documentos foram perdidos, quais setores foram atingidos, se esses documentos poderão ser recuperados, e principalmente se a folha de pagamento poderá ficar comprometida. A resposta foi “Por enquanto, maiores informações estão sendo preservadas para não atrapalhar o andamento das investigações”.  Diante da falta de informações mais precisas, resta-nos aguardar o mais breve possível uma Nota Oficial com informações mais concretas quanto ao ocorrido.  
O ataque aos servidores foi comunicado na 147ª Delegacia Legal e deverá ser investigado pela Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI)

Sistema de arrecadação, Nota Fiscal Eletrônica e Portal da Transparência são alguns dos serviços que estão indisponíveis. 

Nenhum comentário