Editorial da semana: Francimara é hora de investir ou é hora de aguardar?

Francimara, prefeita eleita(Foto internet)
O ditado popular “Fazer Arroz com pouco fogo”, cabe muito bem para a realidade financeira que os novos prefeitos irão encontrar a partir de janeiro de 2017, principalmente no Estado do Rio de Janeiro, que se comparado a um paciente, poderíamos afirmar que já está em estado terminal, ou ainda para abusar dos adágios populares, “Abrindo o Bico” ou ainda “Na Pindaíba”, e por aí vai.  Trazendo essa observação para nossa realidade doméstica, São Francisco de Itabapoana, podemos afirmar que será preciso mais que força de vontade da Francimara (prefeita eleita) de querer fazer uma boa gestão, será necessário um esforço financeiro extremo e muita calculadora para conseguir conduzir a máquina pública sem contrair despesas acima das receitas, afinal o custeio da máquina ainda é o principal problema dos gestores municipais, então o que fazer? Enxugar os custos dos setores menos importantes e manter a governabilidade econômica do município, adiando as promessas de campanha ou arriscar ampliar os investimentos contanto com um, pouco provável, aumento na arrecadação ou ainda sonhar que o país possa sair da crise em um curto espaço de tempo? O que seria uma utopia, segundo especialistas.     
Analisando de maneira superficial os números orçamentários de  São Francisco de Itabapoana, estes apontam que em 2015 a arrecadação chegou próximo de 120 milhões/ano. Segundo estimativa do setor financeiro da prefeitura, em uma analise otimista, 2016 deve fechar com uma arrecadação de 117 milhões/ano, cerca de 3 milhões a menos se comparado ao ano anterior. As previsões para o ano que vem não são nada animadoras e poderá ter uma queda ainda mais acentuada. Seguindo essa tendência, poderemos ter um orçamento abaixo dos 115 milhões, valores que obrigará a nova mandatária do município readequar a essa nova realidade. 

Portanto para sobreviver economicamente nos próximos 4 anos e manter a saúde financeira do município, pelo menos na enfermaria, será preciso muita cautela na ordenação de despesas, pois do contrário o paciente em “observação” poderá ter que ser “entubado”, aí teremos que usar outro ditado popular “...E a vaca foi pro brejo”.
           

15 comentários

Anônimo disse...

Realmente Carlos Jorge, suas colocações são muito própria, pois são as puras realidades do nosso Município sanfranciscano .

Anônimo disse...

Realmente Carlos Jorge, suas colocações são muito própria, pois são as puras realidades do nosso Município sanfranciscano .

francisco disse...

120 milhões num municipio sem investimento, é muito dinheiro! Não tivemos verão, a saúde uma decadência, shows nada as estradas nem uma pa de asfalto, só clatera, os carros da prefeitura tudo quebrado, é ou não é muito muito dinheiro?

Anônimo disse...

eu quero so ver se a prefeita eleita vai colocar o tão famoso soro antiescorpionico que falaram q custa apenas 12 reais no hospital Manoel carola. Dizer q o soro custa 12 reais e que é possível comprar e colocar no hospital essa eu paguei pra ver. E irei cobrar afinal quem não pode pagar 12 reais nesse medicamento q poderia salvar vidas de 3 crianças que faleceram. Aguardo ancioso pra ir ao hospital e encontrar o famoso soro antiescorpionico. Sabe quando encontraremos NUNCA, mais vamos aguardar quem sabe afinal tem quem diga q custa 12 reais. Estou esperando notícias a partir de Janeiro

Anônimo disse...

Eu acho que quando francimara assumir a prefeitura, a vaca vai literalmente para o brejo.

Anônimo disse...

Será que a futura prefeita vai realizar um concurso público,ou vai continuar como a administração passada

Anônimo disse...

coitada do nossa prefeita

Anônimo disse...

Meu caro Carlos Jorge eu acredito que Francimara tem competencia, e irá fazer saúde e educação, coisa que nessa atual administração não teve.Pois o dinheiro que tinhamos para fazer saude ele fez envelope.Acredito em Francimara mulher tem visão.

Anônimo disse...

Sobre soro escorpiônico anônimo não depende do municipio e sim do ministério da saúde.Só o MS que designa para onde mandar este soro.Não sei se conseguir explicar.

Anônimo disse...

vc é tão inocente neh.Sabe que o MS não manda esse soro pra cá. sim p o Ferrera Machado engraçadinha.

Anônimo disse...

Voçes não saber oque falam, vamos esperar ela essumir primeiro pra depois sim poder falar sobre oque ela fez ou não. Não podemos jugar ou ate afirma qualquer coisa sem antes darmos uma chance de mostrar se e verdadeiro ou não tudo oque foi dito por ela.



Nos não podemos ficar

Anônimo disse...

Não jugue ela antes do tempo, vamos esperar para ai sim jugarmos ela.

Anônimo disse...

Oi amigo carlos n querendo me meter mas ja se metendo falarão tanto em soro ,durante todo o ano só agara descobrirão q só pode ter no ferreira ,,muito ilarrio e inocente ou e burro mesmo obrigada carlão

Anônimo disse...

Oiiiiii

Anônimo disse...

Bom demais