Hackers: Prefeitura de São Francisco, sistema está sendo normalizado

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana informou na tarde desta quarta-feira (19/10) que já conseguiu restabelecer mais de 60 por cento de seu sistema de dados de internet que havia sido invadido possivelmente por uma ação de hackers. A previsão é de que até o fim da tarde, o sistema volte ser operado normalmente ou quase na sua totalidade. 
Segundo a empresa responsável pelos serviços de dados, a recuperação foi possível graças aos backups feitos recentemente que preservou boa parte dos arquivos de todo o sistema. O crime foi constatado na segunda-feira (17/10) quando funcionários chegaram para trabalhar e perceberem que todos os arquivos dos servidores tinham sido apagados.
A suposta invasão de hackers foi registrada na 147ª Delegacia Legal do município, mas será investigado
pela Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), com sede no Rio de Janeiro, conforme informou a delegada Ivana Morgado. 
Entre os dados perdidos estão os referentes à folha de pagamento, pagamento de fornecedores e prestadores de serviço, nota fiscal eletrônica, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), contabilidade, entre outros.
O ataque teria ocorrido somente nos computadores do servidor interno. A página da Prefeitura na internet é hospedada em um servidor externo, e não foi alvo dos ataques, entretanto serviços disponibilizados pelo site chegaram a ficar inoperantes. Entre os dados perdidos estão os referentes à folha de pagamento, pagamento de fornecedores e prestadores de serviço, nota fiscal eletrônica, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), contabilidade, entre outros.


Nenhum comentário