Outubro Rosa, dia “D” aconteceu em Bom Jesus do Norte


Prevenção da Saúde da mulher tem sido uma das propostas de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Norte que realizou na quarta-feira (19), o dia “D” de combate ao Câncer de Mama, evento que faz parte da campanha “Outubro Rosa” desenvolvido pelo Ministério da Saúde. O evento que aconteceu na Unidade de Saúde Wadson Pimentel Lacerda, bairro São João, reunião cerca de 100 mulheres que fizeram testes rápidos de Sífilis, Hepatite B e C, HIV, Coleta de Preventivo,  Mamografia e Ultrassonografia, além de palestras e sorteio de brides.
Câncer de Mama e do Colo do Útero, Sífilis e Sífilis Congênita foram os temas de palestras proferidas pelos profissionais da rede municipal de saúde. Felipe Rodrigues Prucoli, um dos palestrantes, destacou a importância das campanhas de saúde “A conscientização e o trabalho preventivo são essenciais para uma saúde de qualidade, por isso palestras e ações como essas são fundamentais para aproximar o paciente dos serviços oferecidos pela Secretaria” destacou Felipe que é coordenador do Programa Saúde da Família, no município.
Um dos momentos mais emocionantes do encontro foi o depoimento de uma senhora de 44 anos que contraiu o Câncer de Mama e terá que passar por cirurgia e tratamento quimioterápico. Em seu depoimento Ela, que também é enfermeira, falou do momento difícil que está vivendo “ Estou tentando ser forte e preciso ser forte, pois sei que terei que lutar contra essa doença devastadora que tenta destruir os nossos sonhos. Estou aqui hoje para dizer para vocês mulheres, previna-se, pois o Câncer mata” declarou a paciente que emocionou à todos.  

Segundo Marcia Alessandra Silva Azevedo, secretária municipal de saúde, os pacientes que tiveram seus exames positivos para alguma doença, serão encaminhados para tratamento. Ela adiantou ainda que o Programa Saúde da Família conta com a cobertura de 100% da população, sendo esse monitoramento feito pelos agentes que facilita a coleta de dados visando ações futuras de prevenção.

Além da atuação dos profissionais da secretaria de saúde, o dia “D” em Bom Jesus do Norte contou com a participação de alunos do 10º período do curso de enfermagem da Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), unidade de Bom Jesus do Itabapoana. Veja mais fotos na página do BLOG DO CARLOS JORGE no facebook. 

Nenhum comentário